Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7117
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abdala, Rachel Duarte, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.author | Cunha, Mirian Alves da, 1980- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T19:00:32Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03T19:00:32Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7117 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por um período de excepcionalidade devido à presença de um vírus altamente transmissível e potencialmente fatal, o coronavírus ou SARS-CoV-2, que desencadeou a pandemia conhecida como Covid-19. Durante esse período, o isolamento social foi decretado para evitar o colapso do sistema de saúde, pois não havia vacina e os medicamentos ainda não tinham sua eficácia garantida no combate à doença. As medidas de isolamento social resultaram na suspensão das atividades presenciais em diversos setores da sociedade, incluindo as escolas. Embora muito se tenha discutido sobre os desafios enfrentados pelos alunos, como a dificuldade de acesso à internet, a dificuldade de aprendizado, a necessidade de os professores se reinventarem em relação à tecnologia e o papel das famílias no acompanhamento das aulas on-line de seus filhos, pouco se falou sobre os gestores escolares e as múltiplas funções que assumiram durante a pandemia. Nesta presente pesquisa busca-se compreender os desafios enfrentados por seis membros de Equipes Gestoras de escolas municipais de ensino fundamental situadas em uma cidade de grande porte do Vale do Paraíba (estado de São Paulo) e as estratégias de enfrentamento que desenvolveram. Metodologicamente, o estudo envolveu um grupo focal composto por seis participantes que contribuíram com suas experiências profissionais durante os anos de 2020 e 2021, as quais foram analisadas de forma qualitativa e, além disso, foram realizadas análises documentais da legislação relacionada à Educação publicada durante o período. Os resultados apontam para diversos impactos causados pela falta de acesso à tecnologia, os desafios na transposição didática durante o período de aulas on-line, questões relacionadas à gestão de pessoas, a necessidade de busca ativa de estudantes para evitar a evasão escolar e a importância das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizadas em 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The years 2020 and 2021 were marked by a period of exceptionality due to the presence of a highly transmissible and potentially fatal virus, the coronavirus or SARS-CoV-2, which triggered the pandemic known as Covid-19. During this period, social isolation was decreed to prevent the collapse of the health system, as there was no vaccine and medicines were not yet guaranteed to be effective in combating the disease. Social isolation measures resulted in the suspension of face-to-face activities in various sectors of society, including schools. Although much has been discussed about the challenges faced by students, such as difficulty accessing the internet, learning difficulties, the need for teachers to reinvent themselves in relation to technology and the role of families in monitoring their children's online classes, children, little was said about school managers and the multiple roles they took on during the pandemic. This research seeks to understand the challenges faced by six members of Management Teams from municipal elementary schools located in a large city in the Paraíba Valley (state of São Paulo) and the coping strategies they developed. Methodologically, the study involved a focus group composed of six participants who contributed their professional experiences during the years 2020 and 2021, which were analyzed qualitatively and, in addition, documentary analyzes of legislation related to Education published duri/ng the period. The results point to several impacts caused by the lack of access to technology, the challenges in teaching transposition during the online class period, issues related to people management, the need to actively search for students to avoid dropping out of school and the importance of the Basic Education Assessment System (Saeb) assessments carried out in 2021. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-03T19:00:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mirian Alves da Cunha.pdf: 1662227 bytes, checksum: a06ab53c7540dc83aa7365821538f614 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (145 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | pt_BR |
dc.subject | SARS-CoV-2 | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Os desafios da gestão escolar em tempos de Pandemia COVID-19 (SARS-Cov-2) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Cunha, Virgínia Mara Próspero da, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Gallego, Rita de Cássia, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Mirian Alves da Cunha.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.