Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7119
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Resolução de problemas no Ensino Fundamenta l : desenvolvendo o pensamento matemático em alunos do terceiro ano dos Anos Iniciais |
Authors: | Santos , Maria Marisa Braz dos, 1982- |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver o pensamento matemático em alunos de uma sala do terceiro ano dos Anos Iniciais por meio da Resolução de Problemas. Permitiu também compreender os limites e possibilidades da pesquisa sobre a própria prática, uma vez que a pesquisadora é a professora dos alunos envolvidos. Participaram deste estudo vinte e seis alunos de uma sala regular do terceiro ano dos Anos Iniciais, matriculados em uma escola do Ensino Fundamental de uma rede municipal, na região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa e envolveu o desenvolvimento de um projeto de trabalho ao longo de quatro meses, no qual a Resolução de Problemas foi aplicada para explorar conteúdos matemáticos com os alunos participantes por meio do trabalho em grupo. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados o diário de campo, no qual foram registrados os encontros, as atividades desenvolvidas, as hipóteses levantadas pelos alunos, as soluções encontradas, os fóruns de discussões apresentados, as reflexões da pesquisadora, os registros fotográficos das produções dos alunos e os registros em áudio das plenárias de apresentação dos problemas pelas crianças. Os resultados evidenciam a ocorrência de aprendizagens significativas para os alunos, tais como: aprimorar sua relação com a Matemática, apropriando- se de conceitos da disciplina (adição, multiplicação, unidade, dezena, centenas, entre outros), justificar e defender sua forma de pensar tendo maior participação nas atividades e compreender que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Outro aspecto evidenciado foi a mudança de prática da professora pesquisadora, que antes era centrada nela como a única responsável pelo conhecimento e transformou-se ao colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem, protagonistas do desenvolvimento e construção de seus próprios conhecimentos. Tal mudança foi identificada a partir da aplicação das atividades e seus registros no diário de campo, o que possibilitou a reflexão sobre a própria prática. Como produto, organizamos um guia com as propostas utilizadas no projeto de trabalho que poderá inspirar outros professores e formadores a trabalhar a Matemática por meio da Resolução de Problemas em grupo. Esperamos que os resultados da pesquisa e seu respectivo produto possam contribuir para apoiar o trabalho de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para tornar o ensino e a aprendizagem da Matemática mais significativos em nossas escolas. Abstract: This research aimed to develop mathematical thinking in students in a third-year Early Years classroom through Problem Solving. It also allowed understanding the limits and possibilities of research on the practice itself, since the researcher is the teacher of the students involved. Twenty-six students from a regular third-year Early Years class participated in this study, enrolled in an elementary school in a municipal network, in the Vale do Paraíba region, in the State of São Paulo. The research methodology was a qualitative approach and involved the development of a work project over four months, in which Problem Solving was applied to explore mathematical content with the participating students, through group work. The field diary was used as data production instruments, in which the meetings, the activities developed, the hypotheses raised by the students, the solutions found, the discussion forums presented and the researcher's reflections, photographic records were recorded. of student productions and audio recording of plenary presentations of problems by children. The results show the occurrence of significant learning for students, such as: improving their relationship with Mathematics by appropriating concepts from the discipline (addition, multiplication, units, tens, hundreds, among others), justifying and defending their way of thinking, having greater participation in activities and understanding that mistakes are part of the learning process. Another aspect highlighted was the change in practice of the research teacher, which previously focused on her as the sole person responsible for knowledge, but was transformed by placing students at the center of the learning process, protagonists in the development and construction of their own knowledge. This change was identified through the application of activities and their records in the field diary, which enabled reflection on the practice itself. As a product, we have organized a guide with the proposals used in the work project that could inspire other teachers and trainers to work on Mathematics through Group Problem Solving. We hope that the results of the research and its respective product can contribute to supporting the work of teachers in the Early Years of Elementary School and to making the teaching and learning of Mathematics more meaningful in our schools. |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Práticas pedagógicas Ensino fundamental Professores - Formação |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7119 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maria Marisa Braz dos Santos.pdf | 5.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.