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dc.contributor.advisorLindgren, Paulo Cesar Corrêa, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorPires, Felipe Gonçalves, 1992-pt_BR
dc.contributor.authorCampos, Fernando José, 1979-pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-07T12:40:01Z-
dc.date.available2024-06-07T12:40:01Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7133-
dc.descriptionOrientação: Prof. Me. Paulo Cesar Corrêa Lindgrenpt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Me. Maria Regina Hidalgo de Oliveira Lindgrenpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade de Taubaté, Departamento de Engenharia Mecânica, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo:Este trabalho tem por finalidade descrever o funcionamento de um motor a reação do tipo Turbo-Eixo de Turbina Livre, suas etapas e processos internos para a geração de energia, convertida em rotação para aeronaves de asas rotativas, trazendo informações sobre os motores atuais aplicados em aeronaves modernas e os avanços tecnológicos da automação para uma geração de energia mais segura e de maior economia. Os dados estudados para elaboração deste trabalho foram consultados a partir de livros disponíveis sobre a história dos motores e os avanços aeronáuticos, documentação técnica dos fabricantes, além de consultas a sites de informação sobre as aeronaves e seus motores, realizando-se uma busca detalhada sobre as variações e aplicações de cada projeto. Para isso são apresentados os métodos e os controles utilizados para garantir o correto funcionamento de um motor à reação, contemplando a importância da automação para a facilitação de operação e de identificação de falhas, tomando como exemplo motores controlados e assistidos por novas tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims to describe the operation of a Free Turbine Turbo-Shaft type reaction engine, its steps and internal processes for generating energy, converted into rotation for rotary-wing aircraft, bringing information about current engines applied in modern aircraft and technological advances in automation for safer and more economical energy generation. The data studied for the preparation of this work were consulted from available books on the history of engines and aeronautical advances, technical documentation from manufacturers, in addition to consultations on information websites about aircraft and their engines, carrying out a detailed search on the variations and applications of each project. To this end, the methods and controls used to guarantee the correct functioning of a reaction engine are presented, considering the importance of automation for facilitating operation and identifying faults, taking as an example engines controlled and assisted by new technologies.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-07T12:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 01. TG FELIPE GONCALVES PIRES - Paulo Lindgren.pdf: 2554520 bytes, checksum: d1fed96ecd84a87b39acdabf9c10b860 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (49 f.) : il.,digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectInspeçãopt_BR
dc.titleFuncionamento e evolução do motor a reação do tipo turbo-eixo de turbina livrept_BR
dc.typeTrabalho de Graduaçãopt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Maria Regina Hidalgo dept_BR
dc.contributor.otherPinto, Pedro Marcelo Alves Ferreira, 1979 -pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.otherTítulopt_BR
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