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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7139
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O papel da formação continuada no desenvolvimento dos professores de Ciências a partir de suas percepções |
Authors: | Santos, Gilvana da Silva, 1987- |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa insere-se na área de concentração das análises e das pesquisas desenvolvidas no grupo de Pesquisa intitulado "Educação: desenvolvimento profissional, diversidade e metodologias". A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, junto ao Projeto de pesquisa Processos e práticas de formação. Tem por objetivo investigar quais as percepções dos professores de Ciências de um município da região sul do Estado do Espírito Santo sobre a proposta de formação continuada e seus reflexos na prática docente entre o período de 2018 a 2022. Pretende-se, com isso, compreender as propostas de formação oferecidas entre os anos analisados, no que diz respeito à fundamentação teórica e às concepções de ensino que afetam a formação docente. É imperativo destacar que a formação continuada do município abarcou três diferentes modalidades: presencial, a distância e híbrida, devido ao atravessamento da pandemia da Covid - 19, que impôs novas formas de interação no mundo. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionário e de entrevista semiestruturada. Os participantes foram os professores de Ciência do município, que frequentaram a formação oferecida pela secretaria municipal de educação nos últimos cinco anos. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdos de Bardin (2011) e da pedagogia histórico -crítica de Saviani (1992), em diálogo com estudos de Shulman (1987/1987), Tardif (2012), Pimenta (2002) e as considerações sobre o ensino e a filosofia das mídias provocadas por Pierre Lévy (1993). Os resultados indicaram aspectos positivos e fragilidades. O compartilhamento de experiências, desafios e estratégias diferenciadas desempenhou um papel relevante no desenvolvimento profissional. O estreitamento dos laços entre os professores e a busca conjunta por melhores práticas foram elementos-chave para a melhoria das aulas de Ciências. Em relação às fragilidades, é importante que as formações sejam contínuas, flexíveis e adaptadas às necessidades específicas dos professores. Desafios como a falta de foco em áreas mais específicas e a escassez de encontros presenciais precisam ser superados. Espera-se contribuir com a política pública de formação docente do município, possibilitando sua avaliação e possíveis ajustes. Abstract: This research falls within the area of concentration of analysis and research developed in the Research group entitled "Education: professional development, diversity and methodologies". The research is linked to the research line Teacher Training and Professional Development of the Postgraduate Professional Master's Program in Education at the University of Taubaté - MPE UNITAU, together with the research project Training processes and practices. It aims to investigate the perceptions of Science teachers in a municipality in the southern region of the State of Espírito Santo regarding the proposal for continued training and its effects on teaching practice between the period 2018 and 2022. The aim is to understand the training proposals offered between the years analyzed, with regard to the theoretical foundation and teaching concepts that affect teacher training. It is imperative to highlight that the municipality's ongoing training encompassed three different modalities: in-person, distance learning and hybrid, due to the Covid-19 pandemic, which imposed new forms of interaction in the world. The qualitative approach research had as data collection instruments the application of a questionnaire and semi-structured interview. The participants were Science teachers from the municipality, who attended training offered by the municipal education department over the last five years. The data were analyzed from the perspective of content analysis by Bardin (2011) and critical historical pedagogy by Saviani (1992), in dialogue with studies by Shulman (1987/1987), Tardif (2012), Pimenta (2002) and the considerations on teaching and media philosophy provoked by Pierre Lévy (1993). The results indicated positive aspects and weaknesses. Sharing experiences, challenges and different strategies played an important role in professional development. The strengthening of ties between teachers and the joint search for best practices were key elements for improving Science classes. Regarding weaknesses, it is important that training is continuous, flexible and adapted to the specific needs of teachers. Challenges such as the lack of focus on more specific areas and the scarcity of face-to-face meetings need to be overcome. It is expected to contribute to the municipality's public teacher training policy, enabling its evaluation and possible adjustments. |
Keywords: | Professores - Formação Ciências - Estudo e ensino Desenvolvimento profissional |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7139 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
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