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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Relações de gênero nos livros didáticos : percepções de professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamenta
Authors: Alves, Eliane da Cunha Marins, 1977-
Abstract: Resumo: O trabalho de pesquisa que aqui se apresenta, na Linha de Inclusão e Diversidade sociocultural, propõe-se a compreender como as questões de gênero são abordadas nos livros didáticos, assim como a percepção de docentes de Língua Portuguesa em relação à representação da mulher nesses materiais e no desenvolvimento de práticas pedagógicas dessa disciplina. O contexto são as escolas municipais dos anos finais do Ensino Fundamental situadas no Vale do Paraíba. Dessa maneira, pretende-se investigar a importância de materiais didáticos voltados à diversidade e como os professores de Língua Portuguesa abordam as relações de gênero em suas práticas pedagógicas, a fim de evidenciar como tais práticas contribuem (ou não) no combate à violência e na redução de preconceitos em relação à mulher no ambiente escolar. O desenvolvimento da pesquisa foi composto de três fases: exploratória, de definição do tema; de coleta de dados; e, por fim, de análise. Foram realizados questionário e entrevista semiestruturada com professores efetivos de Língua Portuguesa que lecionam em uma rede municipal do Vale do Paraíba Paulista e utilizam materiais didáticos. Dessa maneira, alinhados aos pressupostos teórico-metodológicos adotados nesta pesquisa, notadamente as teorias da interseccionalidade e a sociologia da educação e do gênero, a análise e a interpretação dos dados coletados foram realizadas considerando os sentidos dados pelos docentes à temática, buscando a compreensão de como são construídas as práticas pedagógicas direcionadas à abordagem das relações de gênero e à promoção da diversidade no contexto escolar. Ao expressarem suas percepções sobre o tema, os professores/as entrevistados relataram práticas e materiais favoráveis ou não ao combate à violência e ao preconceito contra as mulheres, demonstrando estratégias de promoção da diversidade no contexto escolar. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir com a seleção de materiais e a sistematização de práticas pedagógicas voltadas à promoção da igualdade de gênero nas escolas. Além disso, poderão ser materiais de base para a construção de uma proposta de leitura de tirinhas de quadrinhos nas escolas, sob a perspectiva dos estudos de gênero.
Abstract: The research work presented here, in the Sociocultural Inclusion and Diversity Line, aims to understand how gender issues are addressed in textbooks, as well as the perception of Portuguese language teachers in relation to the representation of women in these materials and in the development of pedagogical practices in this discipline. The context is municipal schools in the final years of elementary school located in Vale do Paraíba. In this way, we intend to investigate the importance of teaching materials focused on diversity and how Portuguese language teachers approach gender relations in their pedagogical practices, in order to highlight how such practices contribute (or not) to combating violence and reduction of prejudice towards women in the school environment. The development of the research was composed of three phases: exploratory, defining the theme; data collection; and, finally, analysis. A questionnaire and semi-structured interview were carried out with permanent Portuguese language teachers who teach in a municipal network in Vale do Paraíba Paulista and use teaching materials. In this way, aligned with the theoretical-methodological assumptions adopted in this research, notably the theories of intersectionality and the sociology of education and gender, the analysis and interpretation of the data collected were carried out considering the meanings given by teachers to the topic, seeking to understand how pedagogical practices aimed at addressing gender relations and promoting diversity in the school context are constructed. When expressing their perceptions on the topic, the interviewed teachers reported practices and materials that were favorable or not to combating violence and prejudice against women, demonstrating strategies for promoting diversity in the school context. The results of this research may contribute to the selection of materials and the systematization of pedagogical practices aimed at promoting gender equality in schools. Furthermore, they could be base materials for building a proposal for reading comic strips in schools, from the perspective of gender studies.
Keywords: Educação
Mulheres na educação
Diversidade - Aspectos sociais
Inclusão
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7141
Issue Date: 2024
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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