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dc.contributor.advisorMagalhães, Luciana de Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Jamile Cristiane, 1979-pt_BR
dc.date.accessioned2024-06-20T16:08:55Z-
dc.date.available2024-06-20T16:08:55Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7153-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Luciana de Oliveira Rocha Magalhãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Especial sob a perspectiva inclusiva é prática importante no processo de aprendizagem nas escolas de Educação Infantil, para promover equidade, favorecer a diversidade e contribuir para o desenvolvimento das crianças. O público do AEE (Atendimento Educacional Especializado) matriculado na Educação Básica, na rede pública de ensino, é crescente no país. A Lei Brasileira de Inclusão determina a matrícula obrigatória de crianças com deficiência e não limita o número de estudantes nessas condições, sendo necessário a busca de práticas inclusivas, visando a promoção do desenvolvimento infantil no planejamento e na prática pedagógica. Um desafio a ser enfrentado, levando em consideração a formação inicial e continuada dos professores para esse fim. Esta pesquisa questiona quais conhecimentos e formação são necessários aos docentes para promover a Educação Especial-Inclusiva na Educação Infantil, tendo o objetivo geral de investigar e promover reflexões sobre conhecimentos necessários para a prática de inclusão, favorecendo a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Os objetivos específicos buscaram identificar os conhecimentos necessários para a atuação dos professores; identificar e analisar os desafios e fatores que contribuem para a inclusão escolar e promover o diálogo entre professores da sala de recursos e da sala regular, no intuito de ampliar as possibilidades de ações colaborativas e sugestões que facilitem o fluxo de relações e informações acerca da Educação Especial-Inclusiva na Educação Infantil, destinado a contribuir com os processos de inclusão na escola. Apresenta como embasamento teórico autores com conceitualização ampla sobre educação inclusiva e discussão teórica nos entrelaçamentos entre inclusão, acessibilidade e Educação Especial, apresentando estudos que fomentam a compreensão e a significância dessa relação para constituição de educação igualitária e de qualidade. A pesquisa qualitativa e aplicada, analisada por meio do procedimento da análise de prosa, está vinculada à linha de "Formação Docente e Desenvolvimento Profissional", do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Taubaté - MPE UNITAU, junto ao "Projeto de Pesquisa Processos e Práticas de Formação", cujo objetivo é estudar a formação docente para Educação Básica e políticas de formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevistas individuais, com propostas reflexivas e de aprofundamento das discussões em duas fases, cumprindo a proposta da reflexão crítica e de promoção dos processos de transformação da prática educacional no âmbito da educação infantil. Dez professoras responderam ao questionário. Das professoras que prosseguiram, aceitando conceder entrevistas, duas tiveram suas entrevistas em análise para essa dissertação. A pesquisa revelou que a formação profissional se entrelaça com as concepções de formação humana e social e o quanto se constituem em meio a visão assistencialista e capacitista que impactam a prática docente e os conceitos de inclusão e de deficiência na visão das professoras, mostrando que a existência de crenças que antecedem a formação de professores subjuga importantes reflexões ao confrontarmos teoria e prática. Assim considera-se, a partir das informações produzidas, o reconhecimento da necessidade de práticas que se encaminhem para construção colaborativa de abordagens inclusivas, promovendo formação docente que amplie a compreensão dos envolvidos acerca das necessárias transformações na busca de diferentes olhares para a Educação Especial-Inclusiva na Educação Infantil e a necessidade de construir na práxis valores humanizadores e conhecimento amplo e enriquecedor que forma o professor em diversos aspectos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Special Education from an inclusive perspective is an important practice in the learning process in Early Childhood Education schools, to promote equity, favor diversity and contribute to children's development. The AEE (Specialized Educational Service) audience enrolled in Basic Education, in the public education network, is growing in the country. The Brazilian Inclusion Law determines the mandatory enrollment of children with disabilities and does not limit the number of students with these conditions, making it necessary to search for inclusive practices, aiming to promote child development in planning and pedagogical practice. A challenge to be faced, taking into account the initial and continuing training of teachers for this purpose. This research questions what knowledge and training teachers need to promote Special-Inclusive Education in Early Childhood Education, with the general objective of investigating and promoting reflections on knowledge necessary for the practice of inclusion, favoring Special Education from an inclusive perspective. The specific objectives sought to identify the knowledge necessary for teachers to work; identify and analyze the challenges and factors that contribute to school inclusion and promote dialogue between teachers in the resource room and the regular classroom, with the aim of expanding the possibilities for collaborative actions and suggestions that facilitate the flow of relationships and information about Education Special-Inclusive in Early Childhood Education, designed to contribute to inclusion processes at school. It presents as a theoretical basis authors with a broad conceptualization of inclusive education and theoretical discussion on the intertwining between inclusion, accessibility and Special Education, presenting studies that promote the understanding and significance of this relationship for the creation of equal and quality education. Qualitative and applied research, analyzed through the prose analysis procedure, is linked to the line of "Teacher Training and Professional Development", of the Professional Master's Postgraduate Program in Education, at the University of Taubaté - MPE UNITAU, together with the "Training Processes and Practices Research Project", whose objective is to study teacher training for Basic Education and continuing training policies, from the perspective of professional development. As research instruments, questionnaires with open and closed questions and individual interviews were used, with reflective proposals and in-depth discussions in two phases, fulfilling the proposal of critical reflection and promotion of processes of transformation of educational practice within the scope of early childhood education. Ten teachers responded to the questionnaire. Of the teachers who continued, agreeing to give interviews, two had their interviews analyzed for this dissertation. The research revealed that professional training is intertwined with the concepts of human and social formation and how much they are constituted within the assistentialist and ableist vision that impact teaching practice and the concepts of inclusion and disability in the teachers' view, showing that the The existence of beliefs that precede teacher training overwhelms important reflections when confronting theory and practice. Thus, based on the information produced, it is considered the recognition of the need for practices that are aimed at the collaborative construction of inclusive approaches, promoting teacher training that expands the understanding of those involved about the necessary transformations in the search for different perspectives on Special Education- Inclusive in Early Childhood Education and the need to build humanizing values and broad and enriching knowledge into practice that trains the teacher in various aspects.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-20T16:08:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jamile Cristiane Lopes.pdf: 1157646 bytes, checksum: 9c844acecceb846c7423a60a68e36056 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.format.extent1 recurso online (203 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleEducação Infantil sob a perspectiva da Educação Especial- Inclusiva : reflexões docentes sobre as necessidades formativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSouza, Liliane Bordignon dept_BR
dc.contributor.otherAntunes, Mitsuko Aparecida Makinopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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