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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7154
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil |
Authors: | Rodrigues, Claudia Meire |
Abstract: | Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as reconfigurações do agir docente no documento oficial da Prova Brasil com o intuito de compreender como esse documento auxilia ou não no planejamento do professor. Desta forma, visamos mostrar como está representado o trabalho educacional nos textos prescritivos encontrados no citado documento oficial. Para isso, adotamos a fundamentação teórica no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a fim de compreender as reconfigurações do agir humano, conforme Ricoeur (1983/1994) e a sua relação com a linguagem e o trabalho educacional. Utilizamos ainda, os aportes teóricos das Ciências do Trabalho, mais precisamente a Clínica da Atividade (Clot, 1999, 2001; Faïta, 2001) e Ergonomia da Atividade (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional. Analisamos um corpus do documento da Prova Brasil, cujo denominador comum é a reflexão em torno dos textos prescritivos. Assim, visamos compreender o conjunto de diferenças entre o trabalho realizado e o trabalho prescrito, sendo que a prescrição é constitutiva do trabalho. A análise dos textos do documento oficial da Prova Brasil permitiu verificar que as prescrições caracterizam o trabalho do professor, entretanto as orientações didáticas quanto à prova são imprecisas dificultando o desenvolvimento em sala de aula. Abstract: This study aims to investigate the reconfiguration of teaching acting in an official document of Brazil Proof in order to understand how this text assists in the planning or not the teacher .Thus, we aim to show how the educational work is represented in prescriptive texts found in the official document. For this, we adopt the theoretical framework under Interactionism Sociodiscursivo (ISD) in order to understand the reconfigurations of human action as Ricoeur (1993/1994) and its relationship to language and educational work; Moreover, we use the theoretical contributions of Labour Studies, but precisely the Clinic of Activity (Clot, 1999, 2001; Faita, 2001) and Ergonomics of Activity (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) for further discussion on issues related to educational work . We analyzed a corpus of Brazil Proof document, whose common denominator is the reflection about the prescriptive texts. Thus, we aim to understand the set of differences between the work and the prescribed work, and the prescription is constitutive of the work. The analysis of the texts of official document of Brazil evidence has shown that the requirements featuring the work of teacher, but the teaching guidelines as evidence are inaccurate hindering development in the classroom. Key Words: |
Keywords: | Interacionismo sociodiscursivo Texto Trabalho docente |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7154 |
Issue Date: | 2014 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
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