Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7154
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brito, Eliana Vianna, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Claudia Meire | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T20:11:53Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20T20:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7154 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as reconfigurações do agir docente no documento oficial da Prova Brasil com o intuito de compreender como esse documento auxilia ou não no planejamento do professor. Desta forma, visamos mostrar como está representado o trabalho educacional nos textos prescritivos encontrados no citado documento oficial. Para isso, adotamos a fundamentação teórica no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) a fim de compreender as reconfigurações do agir humano, conforme Ricoeur (1983/1994) e a sua relação com a linguagem e o trabalho educacional. Utilizamos ainda, os aportes teóricos das Ciências do Trabalho, mais precisamente a Clínica da Atividade (Clot, 1999, 2001; Faïta, 2001) e Ergonomia da Atividade (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) para o aprofundamento das questões ligadas ao trabalho educacional. Analisamos um corpus do documento da Prova Brasil, cujo denominador comum é a reflexão em torno dos textos prescritivos. Assim, visamos compreender o conjunto de diferenças entre o trabalho realizado e o trabalho prescrito, sendo que a prescrição é constitutiva do trabalho. A análise dos textos do documento oficial da Prova Brasil permitiu verificar que as prescrições caracterizam o trabalho do professor, entretanto as orientações didáticas quanto à prova são imprecisas dificultando o desenvolvimento em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This study aims to investigate the reconfiguration of teaching acting in an official document of Brazil Proof in order to understand how this text assists in the planning or not the teacher .Thus, we aim to show how the educational work is represented in prescriptive texts found in the official document. For this, we adopt the theoretical framework under Interactionism Sociodiscursivo (ISD) in order to understand the reconfigurations of human action as Ricoeur (1993/1994) and its relationship to language and educational work; Moreover, we use the theoretical contributions of Labour Studies, but precisely the Clinic of Activity (Clot, 1999, 2001; Faita, 2001) and Ergonomics of Activity (Amigues, 2002; Saujat, 2004, 2005) for further discussion on issues related to educational work . We analyzed a corpus of Brazil Proof document, whose common denominator is the reflection about the prescriptive texts. Thus, we aim to understand the set of differences between the work and the prescribed work, and the prescription is constitutive of the work. The analysis of the texts of official document of Brazil evidence has shown that the requirements featuring the work of teacher, but the teaching guidelines as evidence are inaccurate hindering development in the classroom. Key Words: | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-20T20:11:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Meire Rodrigues.pdf: 1232966 bytes, checksum: 7033472766b9c533b062e410e7536f1a (MD5) Previous issue date: 2014 | en |
dc.format.extent | 93 f. : il, digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.title | O agir docente representado no documento oficial da Prova Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Carvalho, Adriana Cintra de, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Prados, Rosália Maria Netto | pt_BR |
dc.contributor.other | Alvarez, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Claudia Meire Rodrigues.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.