Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7155
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Moura, Lucimara da Silva, 1984- | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-20T20:22:19Z | - |
dc.date.available | 2024-06-20T20:22:19Z | - |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7155 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguistica Aplicada, Taubaté, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa tem como tema a leitura, especificamente as questões que abordam as habilidades de leitura nas Provas Paulistas, aplicadas no ano letivo de 2023, no 6º ano do Ensino Fundamental, na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Para esta pesquisa, delimita-se apenas às avaliações de Língua Portuguesa, cujo foco será a análise dos aspectos da compreensão leitora nas questões que envolvem alguma habilidade de leitura, num total de 41 questões. O problema que motivou a pesquisa foi a necessidade de desmistificar a ideia de que os alunos vão mal nas avaliações externas devido ao trabalho desenvolvido (ou não desenvolvido) em sala de aula. Nem sempre isso é real, já que muitas vezes nos deparamos com questões que não estão de acordo com a faixa etária do aluno, não evidenciam seu conhecimento prévio, utilizam gêneros discursivos que ainda não foram trabalhados em sala de aula ou não fazem parte da vida cotidiana do aluno, utilizam vocabulário inadequado. Tudo isso compromete a compreensão do educando e não pode ser interpretado como deficiência ou lacuna na formação leitora dos alunos. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar as questões de leitura das Provas Paulistas de Língua Portuguesa aplicadas no 1º, no 2º e no 3º bimestre do ano letivo de 2023, no 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, da Rede Estadual de São Paulo, como contribuição à reflexão sobre essa modalidade de avaliação de leitura. Especificamente, estabeleceram-se os seguintes objetivos: 1) identificar os gêneros discursivos escolhidos para a formulação das questões das Provas Paulistas, aplicadas no 1º, no 2ª e no 3º bimestre do ano letivo de 2023; 2) investigar os aspectos do gênero discursivo que são explorados pelas questões dessas Avaliações; 3) analisar os aspectos sociocognitivos da leitura que são exigidos por essas questões; 4) averiguar os aspectos da pedagogia dos multiletramentos destacados pelas questões; 5) verificar se essa avaliação realmente dialoga com as habilidades propostas no Currículo Paulista para os referidos bimestres. A fundamentação teórica baseia-se na abordagem sociocognitiva de leitura, no conceito de multiletramentos e no conceito bakhtiniano de linguagem e de gênero discursivo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa são de cunho qualitativo/interpretativista, do tipo documental. Após a análise das questões que abordam as habilidades de leitura, foi possível perceber que a Prova Paulista ainda apresenta questões que não favorecem o acionamento de conhecimentos prévios dos alunos, o que pode prejudicar a realização de inferências. Muitos textos são distantes da realidade e dos possíveis interesses de alunos do 6º ano; muitas questões enfocam aspectos linguísticos ou temáticos específicos, porém sem motivar uma compreensão mais significativa do texto, no que ele tem de mais interessante na temática ou no seu propósito comunicativo. Embora as questões se refiram as habilidades do Currículo Paulista, acabam proporcionando uma compreensão de itens isolados. Outro aspecto negativo observado foi que não houve, em nenhuma das aplicações da prova, uma avaliação adaptada para alunos PCD (Pessoas com deficiências). Como esses alunos fazem parte do quadro escolar, eles também deveriam ser avaliados dentro de suas habilidades e aprendizagens, de acordo com a Lei nº 13.146 - Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (LBI). Conclui-se que essa avaliação aplicada ao 6º ano, na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, em 2023, apresenta muitos pontos a serem aprimorados para suas próximas edições. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research focuses on reading, specifically addressing reading skills in the Paulista Exams administered during the academic year 2023, for the 6th grade of Elementary School in the State Education Network of São Paulo. The scope of this research is limited to Portuguese Language assessments, with a primary focus on analyzing aspects of reading comprehension in questions involving reading skills, in a total of 41 questions.The problem motivating this study arises from the need to demystify the notion that students perform poorly in external assessments due to the classroom instruction (or lack thereof). This assumption is not always accurate, as often, questions may not align with the student's age group, fail to reflect their prior knowledge, employ discourse genres not covered in the classroom, or use vocabulary that is inappropriate. All these factors compromise the student's understanding and cannot be interpreted as deficiencies or gaps in their reading development.The general objective of this research is to investigate the reading questions in the Paulista Exams for Portuguese Language in the 1st, 2nd, and 3rd quarters of the academic year 2023 for the 6th grade of Elementary School - Upper Grades, in the State Education Network of São Paulo. This contributes to the reflection on this mode of reading assessment. Specifically, the research establishes the following objectives: Identify the discourse genres chosen for formulating questions in the Paulista Exams administered in the 1st, 2nd, and 3rd quarters of the academic year 2023. Investigate the aspects of discourse genre explored by the questions in these assessments. Explore the sociocognitive aspects of reading demanded by these questions. Investigate the aspects of multiliteracy pedagogy highlighted by the questions. Verify if this assessment truly aligns with the skills proposed in the Paulista Curriculum for the specified quarters.The theoretical framework is based on the sociocognitive approach to reading, the concept of multiliteracies, and Bakhtin's concepts of language and discourse genre. The methodological procedures of this research are qualitative/interpretative, involving documentary analysis. After analyzing the questions that address reading skills, it was possible to realize that the Prova Paulista still presents questions that do not favor the activation of students' prior knowledge, which can harm the making of inferences. Many texts are far from the reality and possible interests of 6th year students; Many questions focus on specific linguistic or thematic aspects, but without motivating a more meaningful understanding of the text, what is most interesting about it in terms of theme or its communicative purpose. Although the questions refer to skills from the São Paulo Curriculum, they end up providing an understanding of isolated items from the whole meaning. Another negative aspect observed was that there was not, in any of the test applications, an assessment adapted for PWD students (People with disabilities). As these students are part of the school staff, they should also be evaluated based on their skills and learning, in accordance with Law No. 13,146 - Brazilian Law on the Inclusion of People with Disabilities (LBI). It is concluded that this assessment applied to the 6th year, in the State Education Network of the State of São Paulo, in 2023, presents many points to be improved for its next editions. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-20T20:22:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucimara da Silva Moura.pdf: 3126140 bytes, checksum: ab9a112b821ac914996715ba165c1e91 (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.format.extent | 1 recurso online (141 f.) : il. digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Habilidades de leitura | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.title | A compreensão leitora nas provas paulistas do 6º ano do Ensino Fundamental em 2023 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Brito, Eliana Vianna, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.other | Caldas, Alba Helena Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Lucimara da Silva Moura.pdf | 3.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.