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metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Análise do desenvolvimento de cursos de estomaterapia no Brasil sob a ótica dos seus coodenadores
Other Titles: Analysis of the development of stomatherapy courses in Brazil from the perspective of their coodenators
Authors: Gregnani, Débora, 1982-
Abstract: Introdução: O primeiro Curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia, lato-sensu teve inicio no Brasil em 1990 e após nove anos outros cursos começaram a surgir pelos estados brasileiros. Objetivo: Apresentar o desenvolvimento dos cursos de Especialidade em Estomaterapia no Brasil, sob a ótica dos coordenadores, identificando particularidades e situação atual. Método: Trata-se de estudo exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com 10 questões, com 11 coordenadores de cursos de Especialização em Estomaterapia do Brasil, os dados obtidos foram analisados e discutidos com base no agrupamento dos dados das particularidades dos cursos e a luz da literatura sobre o tema. Resultados: Surgiram as seguintes unidades de análise: distribuição dos cursos por regiões; formação dos coordenadores; organização do curso; motivo que impulsionou a formação do curso; influência das demandas regionais e fatores facilitadores e dificultadores para a coordenação dos cursos. Conclusão: Os cursos de especialização em estomaterapia no Brasil estão mantendo e buscando continuamente a formação de qualidade dos enfermeiros e seus coordenadores procuram manter a grade curricular dentro das diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências (SOBEST) e World Council of Enterostomal Therapists (WCET), bem como das demandas regionais, resultando na formação de profissionais especialistas com formação na teoria e prática, com estímulo também ao campo investigativo. Palavras-chave: Especialização, Enfermagem, Desenvolvimento profissional, Estomaterapia.
Abstract: Introduction: The first Nursing Specialization in Stomatherapy, broad sensu began in Brazil in 1990 after nine years other courses began to emerge by the states. Objective: To present the development of specialty courses Stomatherapy in Brazil, from the perspective of engineers, identifying characteristics and current situation. Method: This is an exploratory and descriptive study. Data collection was conducted through a questionnaire with 10 questions, with 11 coordinators of specialization courses in Stomatherapy Brazil, the data were analyzed and discussed based on the combined data of the particularities of the courses and the light of the literature on theme. Results: emerged the following units of analysis: distribution of courses by regions; training of engineers; organization of the course; reason that drove the formation of the course; influence of regional demands and facilitating and inhibiting factors for the coordination of the courses. Conclusion: The specialization courses in stomatherapy in Brazil are maintained and continually looking for quality training of nurses and their engineers try to keep the curriculum within the guidelines established by the Brazilian Association of Stomatherapy: ostomy, wound and incontinence (SOBEST) and World Council of enterostomal Therapists (WCET) and regional demands, resulting in the formation of expert professionals with training in theory and practice, to also stimulate the investigative field.
Keywords: Estomaterapia
Especialidades de Enfermagem
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7162
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Enfermagem em Estomaterapia - Especialização

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