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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7170
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Significações de professores no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos durante a pandemia |
Authors: | Britto, Zeneida Mello da Silva, 1976- |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa "Inclusão e Diversidade Sociocultural", da Área de Concentração "Formação Docente para a Educação Básica" do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e intencionou apreender as significações de um grupo de professores da rede de ensino do município de Belém no Estado do Pará acerca dos processos de ensino-aprendizagem de discentes surdos durante e após o isolamento pandêmico. A perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Sócio-histórica, representou um importante mirante para as estratégias didático-pedagógicas geradas pelos desafios enfrentados no ensino remoto durante a pandemia, apontando fatores que facilitaram e/ou dificultaram o processo. Utilizou-se como instrumentos de produção de dados: Questionário Semiaberto via Google Forms e Grupo de Discussão. Para análise das informações obtidas na pesquisa empregou-se o procedimento dos Núcleos de Significação. A pesquisa apontou a importância da discussão acerca da criação e compartilhamento de práticas e metodologias para melhoria do aprendizado de alunos surdos e a apreensão das significações dos professores no processo ensino-aprendizagem da rede municipal. Por se tratar de um Mestrado Profissional, é incentivada a elaboração de um produto técnico que colabore com a realidade pesquisada, assim, foram elaboradas três sequências didáticas - ciências, matemática e português. Abstract: This study is part of the "Inclusion and Sociocultural Diversity" line of inquiry within the "Teacher Training for Basic Education" focus area of the Professional Master's in Education at the University of Taubaté. It aims to grasp the meanings attributed by a group of teachers from the Belém school network in the State of Pará regarding the teaching-learning processes of deaf students during and after pandemic isolation. The socio-historical psychology perspective provided a valuable viewpoint for the didactic-pedagogical strategies developed in response to the challenges faced during remote teaching in the pandemic, highlighting factors that facilitated and/or hindered the process. Data collection tools used included a Semi-Open Questionnaire via Google Forms and a Discussion Group. The analysis of the information gathered in the study employed the Meaning Core procedure. The research underscored the importance of discussing the creation and sharing of practices and methodologies to improve the learning of deaf students and the apprehension of teachers' meanings in the teaching-learning process of the municipal network. As this is a Professional Master's degree, the development of a technical product that contributes to the researched reality is encouraged; thus, three didactic sequences were developed -Science, Mathematics, and Portuguese. |
Keywords: | Psicologia sócio-histórica Surdos - Educação Prática educativa Educação inclusiva Professores |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7170 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
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