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dc.contributor.advisorOliveira, Márcia Regina de, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorGonzalez, Ana Claudia Luengo, 1977-pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T12:35:22Z-
dc.date.available2024-07-17T12:35:22Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7171-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Marcia Regina de Oliveira.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa "Inclusão e Diversidade Sociocultural", da área de concentração "Formação Docente para a Educação Básica" do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. O estudo tem como objetivo analisar as representações sociais da educação por jovens em situação de vulnerabilidade social e privação de liberdade e propor formas de adaptação das práticas pedagógicas para atender às suas necessidades, promovendo uma educação mais inclusiva e significativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, elaborada à luz da Teoria das Representações Sociais. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com 12 (doze) estudantes da educação básica. Os dados das entrevistas foram tratados e submetidos ao Software IRAMUTEQ. O resultado da investigação, associado aos referenciais teóricos pertinentes, possibilita uma melhor compreensão da relação dos jovens, participantes desse estudo, os quais encontram-se em situação de vulnerabilidade social e privação de liberdade. As Representações Sociais demonstradas por esses jovens com os resultados das entrevistas sinalizam as dificuldades da escola para cumprir seus objetivos e o quanto ela não está preparada para proporcionar uma formação desafiadora e emancipatória. A presente dissertação traz ao seu final, como produto técnico visando contribuir para o ensino e aprendizado do aluno, uma proposta de material didático empregando histórias em quadrinhos, considerando ser essa uma forma visualmente atraente de apresentar informações, estimular o interesse e a curiosidade, além de facilitar a compreensão de conceitos complexos por meio de ilustrações e narrativas envolventes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of the line of research "Inclusion and Sociocultural Diversity", of the concentration area "Teacher Training for Basic Education" of the Professional Master's Degree in Education at the University of Taubaté. The study aims to analyze the social representations of education by young people in situations of social vulnerability and deprivation of freedom and propose ways of adapting pedagogical practices to meet their needs, promoting a more inclusive and meaningful education. This is a qualitative, descriptive and explanatory research, prepared in light of the Theory of Social Representations. As a research instrument, a semi-structured interview was used. The interviews were carried out with 12 (twelve) basic education students. The interview data was processed and submitted to the IRAMUTEQ Software. The result of the investigation, associated with the relevant theoretical references, enables a better understanding of the relationship between young people, participants in this study, who find themselves in a situation of social vulnerability and deprivation of liberty. The Social Representations demonstrated by these young people with the results of the interviews indicate the school's difficulties in fulfilling its objectives and how unprepared it is to provide challenging and emancipatory training. This dissertation brings to its end, as a technical product aiming to contribute to student teaching and learning, a proposal for teaching material using comic books, considering this to be a visually attractive way of presenting information, stimulating interest and curiosity, in addition to to facilitate the understanding of complex concepts through illustrations and engaging narratives.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-17T12:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Claudia Luengo Gonzalez.pdf: 4008377 bytes, checksum: 47572189f3d49ce8f0324828a08be78c (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (91 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPrivação de liberdadept_BR
dc.subjectAdolescentes infratorespt_BR
dc.titleJovens em privação de liberdade : uma análise representacional da educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRichetto, Kátia Celina da Silva, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherSantos, Priscila Costapt_BR
dc.contributor.otherOrtiz Monteiro, Patricia, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
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