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http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7186
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Percepções dos discentes e docentes em relação ao desenvolvimento socioemocional no processo de ensino aprendizagem de formação técnica profissional |
Authors: | Ventura, Luiz Fernando |
Abstract: | Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de discentes e docentes de uma instituição de Ensino Técnico e profissionalizante com relação ao desenvolvimento das competências socioemocionais ao longo da formação técnica em uma instituição localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Para tanto, também se propôs a conhecer o perfil sociodemográfico dos envolvidos e a compreender os princípios que efetivam o desenvolvimento das referidas competências nos discentes. Para a fundamentação teórica, a revisão de literatura abordou conceitos-chave de competências socioemocionais, a partir da contribuição de diversos autores, assim como a relação entre a inteligência cognitiva e as competências socioemocionais, as habilidades socioemocionais na educação contemporânea e a abordagem de competências segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo realizado por meio de pesquisa exploratória e descritiva com abordagem híbrida, quali-quantitativa, tendo como sujeitos cento e cinquenta e cinco discentes e vinte e dois docentes de uma instituição de Ensino Técnico e Profissional de uma cidade do Vale do Paraíba. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, sendo o primeiro um questionário com questões fechadas, aplicado aos discentes e docentes, que buscou identificar seu perfil sociodemográfico e coletar outras informações. O segundo instrumento foi a entrevista semiestruturada com os docentes, por meio da qual buscou-se identificar as considerações, crenças, atitudes e valores dos sujeitos concernentes ao objeto de estudo. Os dados da entrevista foram tratados com o software IRaMuTeQ para a análise de conteúdo, com posterior categorização das respostas para identificação de termos frequentes. Os resultados das entrevistas destacam as práticas pedagógicas adotadas, como a dinâmica de troca de duplas e estudos de casos, evidenciando convergências e divergências nas percepções de docentes e discentes sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais. A análise aponta resistências a mudanças por parte dos alunos e ressalta a importância de os professores adotarem estratégias inovadoras para o desenvolvimento socioemocional. O diálogo entre docentes e discentes é enfatizado como um elemento fundamental para a compreensão e superação das resistências identificadas. As considerações finais reiteram a importância do ambiente escolar no desenvolvimento das competências socioemocionais, destacando a relevância de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre práticas educacionais eficazes no contexto do Ensino Técnico. Abstract: The aim of this study was to investigate the perception of students and teachers at a technical and vocational education institution regarding the development of socio-emotional competences during technical training at an institution located in the Metropolitan Region of the Paraíba Valley and North Coast (RMVPLN). To this end, it also set out to find out the sociodemographic profile of those involved and to understand the principles that make the development of these competences effective in students. For the theoretical foundation, the literature review covered key concepts of socio-emotional competencies, based on the contributions of various authors, as well as the relationship between cognitive intelligence and socio-emotional competencies, socio-emotional skills in contemporary education and the approach to competencies according to the National Common Curriculum Base (BNCC). In terms of methodology, this was an exploratory and descriptive study with a hybrid, qualitative and quantitative approach, involving one hundred and fifty-five students and twenty-two teachers from a technical and vocational education institution in a city in the Paraíba Valley. Two research instruments were used, the first being a questionnaire with closed questions, applied to students and teachers, which sought to identify their sociodemographic profile and collect other information. The second instrument was a semi-structured interview with the teachers, through which we sought to identify their considerations, beliefs, attitudes and values regarding the object of study. The interview data was processed using the IRaMuTeQ software for content analysis, with subsequent categorization of the answers to identify frequent terms. The results of the interviews highlight the pedagogical practices adopted, such as the dynamic exchange of pairs and case studies, showing convergences and divergences in the perceptions of teachers and students on the development of socio-emotional competences. The analysis points to resistance to change on the part of the students and highlights the importance of teachers adopting innovative strategies for socio-emotional development. Dialogue between teachers and students is emphasized as a fundamental element in understanding and overcoming the resistance identified. The final considerations reiterate the importance of the school environment in the development of socio-emotional skills, highlighting the relevance of innovative teaching practices. The research aims to contribute to reflection on effective educational practices in the context of technical education. |
Keywords: | Desenvolvimento socioemocional Ensino técnico Ensino profissional Docentes |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7186 |
Issue Date: | 2024 |
Appears in Collections: | Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE |
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