Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7216
metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Transformação digital : um estudo das micros e pequenas empresas
Authors: Araújo, Washington Rodrigues da Silva, 1982-
Abstract: Resumo: A transformação digital tem provocado mudanças no modo como as organizações operacionalizam suas atividades, demandando processos cada vez mais digitais para assegurar o seu funcionamento e qualidade de produtos e serviços. A informatização tende a facilitar atividades realizadas pelos colaboradores, reduzindo seus esforços e evidenciando os pontos que podem ser melhorados, criando práticas inovadoras que visem aumento de qualidade. Sabe-se que, por muitas vezes, microempresas e empresas de pequeno porte tendem a não implementar com total potencialidade aspectos digitais em seus núcleos talvez por ausência de conhecimento. Por meio da revisão bibliográfica e de um estudo de caso, esse estudo pretendeu discutir a relevância da transformação digital nas micro e pequenas empresas como fator de sucesso e sobrevivência no mercado globalizado. Os resultados demonstraram que a microempresa investigada nesse estudo não possuía maturidade digital e, portanto, foram feitas sugestões para que ela adentrasse nesse processo. Logo, para uma organização iniciante implementar em seu núcleo a transformação digital, caminhando para a sua maturidade completa e para o aumento de desempenho no seu segmento e lucratividade. Palavras-chave: Transformação digital; Micro e pequenas empresa
Abstract:The digital transformation has brought about changes in the way organizations operate their activities, demanding increasingly digital processes to ensure their operation and quality of products and services. Computerization tends to facilitate activities carried out by employees, reducing their efforts and highlighting the points that can be improved, creating innovative practices aimed at increasing quality. It is known that, many times, micro and small companies tend not to implement digital aspects with full potential in their nuclei, perhaps due to lack of knowledge. Through a literature review and a case study, this study aimed to discuss the relevance of digital transformation in micro and small companies as a factor of success and survival in the globalized market. The results showed that the microenterprise investigated in this study did not have digital maturity and, therefore, suggestions were made for it to enter this process. Therefore, for a beginning organization to implement digital transformation at its core, moving towards its complete maturity and to increase performance in its segment and profitability.
Keywords: Micro empresa
Pequenas empresas
Tecnologia da informação
Globalização
Competitividade
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/7216
Issue Date: 2020
Appears in Collections:Sistemas de Informação - Trabalhos de Graduação

Files in This Item:
File SizeFormat 
WASHINGTON RODRIGUES DA SILVA ARAUJO FINAL.pdf773.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.