Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Carlos Alberto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Célia Maria de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T14:46:35Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T14:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/743 | - |
dc.description | Orientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a estrutura da ferramenta digital "site educacional', observando se há interatividade, usabilidade e hipertextualidade, elementos essenciais para a constituição daquela, apresentando critérios de avaliação da qualidade da mesma para dar subsídios ao professor que a utiliza. A pesquisa tem como tema o estudo da linguagem digital e como delimitação do tema algumas de suas propriedades básicas e sua aplicação naquela ferramenta. Os pressupostos teóricos para este trabalho são a conceituação de interatividade, Silva, (2000); usabilidade, Nielsen (2007); hipertextualidade, Coscarelli (2003), Koch (2011), Marcuschi (1999), Xavier (2003); multimodalidade, Mozdzenski (2008) e o letramento digital, Moran (2000), Oliveira e Azevedo (2010), Oliveira e Gurpilhares (2010). Este trabalho se realizou quantitativamente pela pesquisa da seleção das páginas buscadas no Google e qualitativamente pela análise das páginas quanto aos elementos da linguagem digital. O resultado obtido foi que a maioria dos sites educacionais não contempla de maneira satisfatória os elementos interatividade, usabilidade e hipertextualidade, tão importantes na composição de uma página na Internet. Não foi encontrado nenhum site que atenda aos critérios de maneira elementar. Contudo, acredita-se que é possível usar alguns deles após submetê-los a uma análise criteriosa para que o aluno não seja prejudicado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The objective of this research is to analyze the structure of the digital tool 'educational site', looking for interactivity, usability and hypertextuality, essential elements for its constitution and to present quality assessment requirements of that to give subsidies to the teacher who uses it. Its theme is the study of digital language and the delimitation of the theme is some of their basic properties and its application in that tool. The theoretical background for this work is the concept of interactivity, Silva (2000); usability, Nielsen (2007); hypertextuality, Coscarelli (2003), Koch (2011) Marcuschi (1999), Xavier (2003); multimodality, Mozdzenski (2008) and on computer literacy, Moran (2000), Oliveira and Azevedo (2010), Oliveira and Gurpilhares (2010). This work applied quantitative method for searching and selecting some pages found on Google and qualitative method for analyzing the pages based on some digital language elements. The result was that most educational sites does not include satisfactorily the elements interactivity, usability and hypertextuality, important elements. No one site that meets the criteria has been found. However, it is believed that some of them can be used after they had been analyzed rigorously to not harm the students. Keywords: | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-25T14:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Celia Maria de Araujo_seg.pdf: 2094170 bytes, checksum: a8d57e2988f4aa471c7757a01d8f2695 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.format.extent | 99 f. : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Hipertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente digital | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | Breve discussão sobre sites educacionais como subsídio para o professor na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Alvarez, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Puzzo, Miriam Bauab | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Celia Maria de Araujo_seg.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License