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dc.contributor.advisorPinto, Adriana Cintra de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Rosângela Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T18:14:03Z-
dc.date.available2019-07-26T18:14:03Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pintopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação tem como tema a linguagem, suas relações com o trabalho docente e está vinculada ao projeto "Análise do trabalho do professor de línguas expresso em textos produzidos por, para e sobre esse profissional da educação", coordenado pela professora Adriana Cintra de Carvalho Pinto, do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Sendo assim a dissertação tem como objetivo geral interpretar e avaliar como o trabalho do professor de línguas é representado em textos produzidos por e sobre ele, com a finalidade de descobrir e compreender o conjunto de significações construídas sobre esse trabalho. Esta pesquisa também procura significações para o trabalho de uma professora do/no campo, por meio da avaliação das figuras interpretativas desse trabalho e foi realizada mediante a análise do relato sobre a prática docente, feito por uma professora que atende às crianças de área rural, colhida após a prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e em consentimento esclarecido da relatora. A fim de analisar a atividade dessa profissional, os dados obtidos foram estudados à luz dos pressupostos teóricos de uma abordagem interacionista sociodiscursiva, bem como de contribuições da Ergonomia e da Clínica do Trabalho. Os dados da pesquisa revelaram figuras interpretativas do agir do professor, tanto tradicionais quanto progressistas, unindo o conhecimento que tem de seu aluno e do conteúdo a ser trabalhado para driblar as dificuldades inerentes à profissão, principalmente a falta de prescrições para o professor do campo. Conhecer essas representações sobre o trabalho docente na zona rural trouxe à tona o vislumbre de possibilidades e perspectivas de transformação dessa relação da escola com a comunidade, bem como contribuições para o professor que trabalha com alunos oriundos da área rural.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation it is about the docent's work in the fields, of how this work is expressed in the speech of the teachers at/from the fields, and the family-school as a part of this work. In the years of 2009 and 2012, there was an uprising, leaded by the rural community against the activities developed by the school professionals that attended this community, culminating in some of them dropping out to work in this location. Parents and school showed to have goals that should converge, however, at this school there were some conflicts that put an end in the dialog and the partnership between parents and school. In this dissertation, the objective is to identify and interpret the representations about the professor's work at/from the fields and the family-school relationship as partners. This research relies on theoretical assumptions of an Interactionist social-discursive approach, as well as contributions of Ergonomics and Clinicof Work, pursuing a review of the activity of the teacher from the rural area. The research that composes this work was made by analyzing texts from reports of docent practices, made by a teacher. To know better the representations about the docent work, in the context presented herein, brings to light possibilities, perspectives for transformation of the relationship between school and community.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T18:14:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Aparecida Ribeiro_seg.pdf: 742545 bytes, checksum: 05f34179ee3db0b621ef24febb275860 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent105 p. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleO trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAlmeida, Maria do Carmo Souza dept_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
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