Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Adriana Cintra de Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Ribeiro, Rosângela Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T18:14:03Z | - |
dc.date.available | 2019-07-26T18:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/773 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Adriana Cintra de Carvalho Pinto | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação tem como tema a linguagem, suas relações com o trabalho docente e está vinculada ao projeto "Análise do trabalho do professor de línguas expresso em textos produzidos por, para e sobre esse profissional da educação", coordenado pela professora Adriana Cintra de Carvalho Pinto, do Programa de Pós-graduação de Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Sendo assim a dissertação tem como objetivo geral interpretar e avaliar como o trabalho do professor de línguas é representado em textos produzidos por e sobre ele, com a finalidade de descobrir e compreender o conjunto de significações construídas sobre esse trabalho. Esta pesquisa também procura significações para o trabalho de uma professora do/no campo, por meio da avaliação das figuras interpretativas desse trabalho e foi realizada mediante a análise do relato sobre a prática docente, feito por uma professora que atende às crianças de área rural, colhida após a prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e em consentimento esclarecido da relatora. A fim de analisar a atividade dessa profissional, os dados obtidos foram estudados à luz dos pressupostos teóricos de uma abordagem interacionista sociodiscursiva, bem como de contribuições da Ergonomia e da Clínica do Trabalho. Os dados da pesquisa revelaram figuras interpretativas do agir do professor, tanto tradicionais quanto progressistas, unindo o conhecimento que tem de seu aluno e do conteúdo a ser trabalhado para driblar as dificuldades inerentes à profissão, principalmente a falta de prescrições para o professor do campo. Conhecer essas representações sobre o trabalho docente na zona rural trouxe à tona o vislumbre de possibilidades e perspectivas de transformação dessa relação da escola com a comunidade, bem como contribuições para o professor que trabalha com alunos oriundos da área rural. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present dissertation it is about the docent's work in the fields, of how this work is expressed in the speech of the teachers at/from the fields, and the family-school as a part of this work. In the years of 2009 and 2012, there was an uprising, leaded by the rural community against the activities developed by the school professionals that attended this community, culminating in some of them dropping out to work in this location. Parents and school showed to have goals that should converge, however, at this school there were some conflicts that put an end in the dialog and the partnership between parents and school. In this dissertation, the objective is to identify and interpret the representations about the professor's work at/from the fields and the family-school relationship as partners. This research relies on theoretical assumptions of an Interactionist social-discursive approach, as well as contributions of Ergonomics and Clinicof Work, pursuing a review of the activity of the teacher from the rural area. The research that composes this work was made by analyzing texts from reports of docent practices, made by a teacher. To know better the representations about the docent work, in the context presented herein, brings to light possibilities, perspectives for transformation of the relationship between school and community. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-26T18:14:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Aparecida Ribeiro_seg.pdf: 742545 bytes, checksum: 05f34179ee3db0b621ef24febb275860 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.format.extent | 105 p. : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Comunidade rural | pt_BR |
dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente interpretado no dizer de um professor do/no campo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Maria do Carmo Souza de | pt_BR |
dc.contributor.other | Alvarez, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Rosangela Aparecida Ribeiro_seg.pdf | 725.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License