Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.authorArima, Jeanete Akemipt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T18:51:40Z-
dc.date.available2019-07-26T18:51:40Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/780-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nos últimos cinco anos, os vestibulares das conceituadas universidades públicas paulistas, como a UNESP, USP e UNICAMP, têm exigido dos candidatos proficiência em leitura, em especial, nas provas de redação. Nas proposições dessas provas, são oferecidos, aos candidatos, fragmentos de textos verbais (excertos), dos quais, devem-se abstrair o tema (ou o contexto) ou é oferecida uma coletânea de excertos de textos, dos quais os alunos devem fazer uso para a produção de suas redações. Em minhas atividades como professora plantão de Redação no ensino médio e curso pré-vestibular, observei que os usos da coletânea integrante do enunciado de provas de Redação são feitos de maneiras variadas e, muitas vezes, insuficientes ou não adequadas. Considerando-se que capacitar o aluno a interpretar diferentes textos que circulam socialmente é uma das atribuições da escola e que essa habilidade é um requisito para a execução de provas de redação em vestibulares, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar: a) os editais e b) os enunciados (proposição e coletânea) das provas de redação aplicadas nos vestibulares 2007 da UNESP, UNICAMP e USP. O corpus de análise é composto por enunciados de três provas de redação (dissertação). Os resultados finais da análise indicam que todos os conhecimentos exigidos para a execução das provas foram previamente explicitados nos editais; as provas apresentaram graus de complexidades diferentes, além de exigir conhecimento de diversas áreas do saber.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Since last five years, the most known São Paulo universities entrance examination as UNESP, USP and UNICAMP have required reading proficiency, specially in writing task. Those tasks offer to the candidates verbal text fragments and they have to infer the theme (or the context) or it is offered to them a set of text fragments extracted from different sources that has to be used in their compositions. In my activities as writing attendance teacher in high school level, I have observed that the set of text the students have to use in their compositions has been used by different ways and, frequently, in insufficient and inappropriate way. Considering that leading students to interpret different kind of texts is one of the school maim role and that the reading comprehension ability is the basic requirement for text production examination, this study assumes as main purpose analyzing: a) announcement, b) text production examination writing task (proposition and the set of texts), carried on by UNESP, USP and UNICAMP, in 2007. The data were composed by three writing task (dissertation). The results have shown that: a) each writing task was elaborated in accordance to the announcement spread by the university; b) the writing task required several scientific areas knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T18:51:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeanete Akemi Arima.pdf: 674603 bytes, checksum: 6a5383f191dcc0c9d3b73e332d9d1328 (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent96f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectVestibularpt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleRequisitos para leitura do enunciado da prova de redação de vestibularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAquino, Zilda G. O. (Zilda Gaspar Oliveira de)pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jeanete Akemi Arima.pdf658.79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons