Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Carlos Alberto dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Gedaliaspt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T19:46:27Z-
dc.date.available2019-07-26T19:46:27Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/792-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa apresenta como tema de estudo a atuação de professores de Língua Portuguesa em blogs no mundo hipermoderno. Parece que um novo perfil de professores pode ser observado por meio da linguagem e das estratégias que empregam no uso de blogs. Logo, uma delimitação desse novo perfil, em contraste com o perfil do professor tradicional da sala de aula fez-se necessária. O objetivo desta pesquisa foi verificar se os blogs de professores da área de linguagem atendem às necessidades dos aprendentes, adequando suas linguagens para o ambiente virtual. Isso se justifica pelo fato de ser um novo campo de atuação bem diferente da sala de aula, além de ser um ambiente que exige um perfil mais empreendedor. Com a virtualização das salas de aula em alta, a discussão gira em torno do que seria prioridade para o processo de aprendizagem dos estudantes e o que seria puramente interesse pessoal. Com isso em mente, formulou-se a pergunta de pesquisa: Ao atuar por meio de blogs, os professores se preparam o suficiente, observando as propostas de ensino de linguagem e adequando esta última para o universo digital, com uso adequado dos hipertextos, dos critérios de usabilidade e dos critérios de interatividade e de comunicação virtual? Este estudo foi fundamentado em autores das TIC (interatividade, usabilidade, elementos hipertextuais etc.), da Sociologia (hipermodernidade, sujeito hipermoderno etc.), da Linguística Aplicada (gêneros, comunicação, linguagem, língua etc.) e da Educação (formação de professores). Como apoio, documentos oficiais publicados pelo MEC foram consultados. Desse modo, além da pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica, optou-se pela metodologia de pesquisa quantitativo-qualitativa, útil para o desenvolvimento dessa pesquisa. Os resultados obtidos mostram que, entre as principais funções do professor e aquelas ações que apontam para um perfil mais empreendedor, esses professores já inovam, revolucionam e criam meios diferenciados para o seu agir. Talvez, o ponto fraco ainda resida no fato de os professores se encontrarem numa fase de transição da tecnologia, o que pressupõe ter algo por fazer.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research presents as a study theme the Portuguese language teacher's perfor-mance in the hypermodern world. It seems that a new teacher's profile can be ob-served through the language and strategies that employ in the use at blogs. There-fore, a limitation of this new profile, in contrast to the profile of the traditional teacher of the classroom became necessary. The objective of this research was to determine whether the language area of teacher blogs meet the needs of learners, adapting their language to the virtual environment. This is justified because it is a new and different playing field of the classroom, as well being an environment that demands a more entrepreneurial profile. With the classrooms virtualization for high, the discus-sion revolves around what would be priority for the learning process of students and would be purely personal interest. With that in mind, was formulated the research question: To act through blogs, teachers prepare enough, watching the language learning programs and adapting the latter to the digital universe, with proper use of hypertext, the usability criteria and the interactivity criteria and the virtual communica-tion? This study was based on authors of TIC (interactivity, usability, hypertext elements etc.), Sociology (hypermodernity subject, hypermodern etc.), Applied Linguis-tics (genres, communication, language etc.), and Education (training teachers). This is supported by official documents published by the MEC were consulted. In this case, in addition to literature for theoretical reasons, we opted for the methodology of quantitative and qualitative research, useful for the development of this research. The results shows that among the main functions of the teacher and those actions that point to a more entrepreneurial profile, these teachers already innovate revolutionize and create different ways for your act. Perhaps, the weakness still lies in the fact that teachers are in the fact that teachers are in phase of transition technology, with requires having something to do.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-26T19:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gedalias Silva_seg.pdf: 5265121 bytes, checksum: 1ca4ad2bff0ff1f64b8fa15762cc0dce (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent140 p. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleProfessor no mundo hipermoderno : atuação de professores de português em blogspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherMoraes, Vânia dept_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gedalias Silva_seg.pdf5.14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons