Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/812
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Silvia Mendes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T13:42:38Z | - |
dc.date.available | 2019-07-30T13:42:38Z | - |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/812 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o estudo do gênero discursivo tira, presente em livros didáticos e avaliações da rede pública, como o SARESP e o ENEM. Teve como ponto de partida observar as propostas de leitura de tiras em livros didáticos e analisar se apresentam atividades que permitam ao aluno ser capaz de perceber o humor obtido nas tiras que, muitas vezes, é fortemente dependente de intertextualidade, dos implícitos e subentendidos, de conhecimento prévio sobre o perfil psicológico dos personagens e do contexto sócio-histórico em que ele atua; e também observar se essas atividades são capazes de explorar a linguagem verbal e a não-verbal presente nesse gênero. Para direcionar a trajetória dessa pesquisa, efetuou-se uma análise fundamentando-se nas atuais propostas de ensino que tem nos gêneros escolhido para essa pesquisa constitui-se em vinte propostas de leitura do gênero discursivo tira dos personagens "Mafalda", "Hagar, o horrível", "Recruta Zero", "Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha", coletados aleatoriamente em vários livros didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental e Ensino Médio, adotados na rede pública estadual paulista. Os resultados da pesquisa mostram que, para se obter uma efetiva leitura do gênero discursivo tira presente nos livros didáticos, é necessário que o aluno conheça e identifique os vários recursos verbais e não-verbais presentes nesse gênero, e saiba utilizá-los como facilitadores dessa leitura de humor. Essa pesquisa pode fornecer subsídios aos professores, para que possam planejar atividades de trabalho utilizando o gênero tira, em sala de aula, de maneira mais abrangente e enriquecedora. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present work has as research object the study of the gender discursive ribbon, present in text books and evaluations of the state public net, like SARESP and ENEM. He/she had as starting point to observe the proposals of reading of ribbons in text books and to analyze if they present activities that allow to the student to be capable to notice the humor obtained in the ribbons that, a lot of times, it is strongly dependent of intertextuality, of the implicit and implied, of previous knowledge on the characters' psychological profile and of the partner-historical context in that he acts; and also to observe those activities is capable to explore the verbal language and the no-verbal presents in that gender. To address the path of that research, he/she occurred an analysis being based in the current ones proposed of teaching that has in the discursive goods, in the sense bakhtiniano of the term, their basic units of teaching. The chosen corpus for that research was constituted in twenty proposed of reading of the characters' gender discursive ribbon "Mafalda", "Hagar, the horrible", "Recruta Zero", "Mônica, Magali, Crust and Green onion" collected in several text books of Portuguese Language of Fundamental Teaching and Medium Teaching, adopted in the net state public inhabitant from São Paulo. The results of the research show that, to obtain an effective reading of the gender discursive ribbon present in the text books, it is necessary that the student knows and identify the several verbal resources and no-verbal presents in that gender, and know how to use them as facilitators of that humor reading. That research can supply subsidies to the teachers, so that they can plan work activities using the gender removes, in classroom, of including way and rich. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-30T13:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Silvia Mendes de Carvalho.pdf: 2897561 bytes, checksum: cc0475103666d02079477f70f12c4c21 (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.format.extent | 110f : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinho | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | O gênero discursivo tira em atividades de leitura em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Renda, Vera Lúcia Batalha de Siqueira | pt_BR |
dc.contributor.other | Alvarez, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maria Silvia Mendes de Carvalho.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License