Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/823
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Interpretações do trabalho do professor de educação infantil em textos para e sobre esse profissional |
Authors: | Claro, Maria Isabel de Fátima |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral averiguar o trabalho do professor de Educação Infantil (EI) em textos que trazem orientações sobre esse agir. Esta pesquisa justifica-se por procurar conhecimentos que expliquem como o professor faz uso desses textos. O problema que a motivou é a busca de informações que esclareçam como o professor procede com esses textos, eles apresentam instruções ou não. O objetivo específico é identificar como o trabalho do professor de EI está representado nos documentos: Projeto Político Pedagógico (PPP) e Plano Docente (PD) e compará-los com o intuito de identificar ações do trabalho do professor nesses textos. A base teórica da pesquisa é o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), segundo o qual os textos são veículos de reconfigurações do agir humano. Dessa forma, a atividade de trabalho encontra-se como uma atividade interativa relacionada às atividades de linguagem, assim como os textos, os quais são o instrumento - no qual e pelo qual - o ser humano emite e transmite interpretações e avaliações relacionadas as propriedades do seu agir como profissional e de sua própria atividade de trabalho. A pesquisa está organizada em quatro capítulos: o primeiro apresenta o quadro teórico e metodológico do ISD, a atividade de linguagem, o agir, a representação, categorias de análises e a contribuição da Clínica da Atividade; o segundo: síntese de algumas pesquisas sobre o trabalho educacional brasileiro, definição do trabalho docente e suas especificidades; terceiro: o percurso histórico da EI brasileira, explanação das leis educacionais, síntese dos documentos em nível federal que orientam a prática pedagógica, descrição dos parâmetros de qualidade para esse nível de ensino e definição do PPP e PD; quarto: procedimentos metodológicos, análise e discussão das análises do PPP e do PD, e na conclusão constatamos que o documento prescritivo PPP é vago e não apresenta definição de ação pedagógica docente, no PD detectamos que o professor se autoprescreve, e ao se autoprescrever realiza além do prescrito para seu trabalho pela Unidade Escolar, todavia não apresenta descrição das ações. Abstract: This research has the objective to ascertain the Early Childhood teacher's work (EI) in texts that bring guidance on this act. This research is justified to seek knowledge to explain how the teacher makes use of these texts. The problem is that motivated the search for information to clarify how the teacher proceeds with these texts, they have instructions or not. The specific objective is to identify how the EI teacher's work is represented in the documents: Pedagogical Political Project (PPP) and Teacher Plan Work (PD) and compare them in order to identify teacher job actions in these texts. The theoretical basis of the research is Discursive Social Interactionism (ISD), according to which the texts are reconfigurations of vehicles of human action. Thus, the work activity is as an interactive activity related to language activities, as well as the texts, which are the instrument - in which and through which - the human issues and transmits interpretations and evaluations related properties of the act as your professional and your own work activity. The research is organized into four chapters: the first presents the theoretical and methodological framework of the ISD, the language of activity, action, representation, analysis categories and the Clinical Activity contribution; the second: synthesis of some research on the Brazilian educational work, definition of teaching and their characteristics; third: the historical background of Brazilian EI, explanation of educational laws, list of documents at the federal level that guide the teaching practice, description of quality parameters for this level of education and definition of PPP and PD; fourth: methodological procedures, analysis and discussion of the analysis of the PPP and the PD, and at the conclusion found that the prescriptive document PPP is vague and does not present definition of teacher pedagogical action, in the PD detected that the teacher describe their own work, the teacher describes his own work he writes beyond prescribed for his work by the school unit, but has no description of the actions themselves. |
Keywords: | Professor Educação infantil Textos |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/823 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maria Isabel de Fatima Claro.pdf | 5.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License