Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio |
Authors: | Silva, Mara Cláudia de Oliveira |
Abstract: | Resumo: Esta pesquisa tem como tema o gênero discursivo Cordel em atividades de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, pois o trabalho pedagógico com o Cordel contribui para a formação dos leitores e para ampliar seus conhecimentos sobre aspectos culturais, políticos, sociais; diferenças regionais e aspectos de variação lingüística. O objetivo desta pesquisa é despertar nos alunos o gosto pela leitura oferecendo a oportunidade de práticas de leitura a partir do conceito de gênero discursivo. Especificamente, os objetivos desta pesquisa são: desenvolver um projeto de leitura de cordel com alunos do 1° e 2° anos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino noturno do Colégio Estadual República Italiana, em Porto Real, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e avaliar a adequação da sequência didática proposta nesse projeto. A sequência didática utilizada aborda a origem do cordel, suas condições de produção e de circulação, temáticas, seus elementos composicionais e suas características textuais lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana e suas características textuais e lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e na proposta pedagógica dos PCN. Os dados, colhidos por meio de observação das reações dos alunos nas atividades de leitura, anotações do professor-pesquisador e questionários de avaliação das atividades respondido por escrito pelos alunos, revelam que é possível não trabalhar a leitura nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio noturno compactado - EJA-, como também desperta no aluno o gosto pela leitura utilizando o gênero discursivo Cordel. A sequência didática mostrou-se muito eficiente para a apropriação das características do gênero em tempo reduzido. Constatamos também mudanças de comportamentos de leitura dos alunos ao construírem o conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela interação cooperação e criatividade. |
Keywords: | Gênero discursivo Leitura Literatura de cordel Língua portuguesa Ensino médio |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Mara Claudia de Oliveira Silva.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License