Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mara Cláudia de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-30T15:29:05Z | - |
dc.date.available | 2019-07-30T15:29:05Z | - |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825 | - |
dc.description | Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi | pt_BR |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa tem como tema o gênero discursivo Cordel em atividades de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, pois o trabalho pedagógico com o Cordel contribui para a formação dos leitores e para ampliar seus conhecimentos sobre aspectos culturais, políticos, sociais; diferenças regionais e aspectos de variação lingüística. O objetivo desta pesquisa é despertar nos alunos o gosto pela leitura oferecendo a oportunidade de práticas de leitura a partir do conceito de gênero discursivo. Especificamente, os objetivos desta pesquisa são: desenvolver um projeto de leitura de cordel com alunos do 1° e 2° anos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino noturno do Colégio Estadual República Italiana, em Porto Real, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e avaliar a adequação da sequência didática proposta nesse projeto. A sequência didática utilizada aborda a origem do cordel, suas condições de produção e de circulação, temáticas, seus elementos composicionais e suas características textuais lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana e suas características textuais e lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e na proposta pedagógica dos PCN. Os dados, colhidos por meio de observação das reações dos alunos nas atividades de leitura, anotações do professor-pesquisador e questionários de avaliação das atividades respondido por escrito pelos alunos, revelam que é possível não trabalhar a leitura nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio noturno compactado - EJA-, como também desperta no aluno o gosto pela leitura utilizando o gênero discursivo Cordel. A sequência didática mostrou-se muito eficiente para a apropriação das características do gênero em tempo reduzido. Constatamos também mudanças de comportamentos de leitura dos alunos ao construírem o conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela interação cooperação e criatividade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-30T15:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mara Claudia de Oliveira Silva.pdf: 2276707 bytes, checksum: b4159247210a3e776f501aa7739baaaa (MD5) Previous issue date: 2008 | en |
dc.format.extent | 100 f : digital, arquivo PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Taubaté | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNITAU | pt_BR |
dc.relation.requires | Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.subject | Gênero discursivo | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.title | A leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- | pt_BR |
dc.contributor.other | Alvarez, Sonia Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada | pt_BR |
dc.description.degreelevel | Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Mara Claudia de Oliveira Silva.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License