Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes-Rossi, Maria Aparecida Garciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mara Cláudia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T15:29:05Z-
dc.date.available2019-07-30T15:29:05Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/825-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como tema o gênero discursivo Cordel em atividades de leitura, nas aulas de Língua Portuguesa, pois o trabalho pedagógico com o Cordel contribui para a formação dos leitores e para ampliar seus conhecimentos sobre aspectos culturais, políticos, sociais; diferenças regionais e aspectos de variação lingüística. O objetivo desta pesquisa é despertar nos alunos o gosto pela leitura oferecendo a oportunidade de práticas de leitura a partir do conceito de gênero discursivo. Especificamente, os objetivos desta pesquisa são: desenvolver um projeto de leitura de cordel com alunos do 1° e 2° anos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) no Ensino noturno do Colégio Estadual República Italiana, em Porto Real, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e avaliar a adequação da sequência didática proposta nesse projeto. A sequência didática utilizada aborda a origem do cordel, suas condições de produção e de circulação, temáticas, seus elementos composicionais e suas características textuais lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana e suas características textuais e lingüísticas. Fundamenta-se na teoria bakhtiniana de gêneros discursivos e na proposta pedagógica dos PCN. Os dados, colhidos por meio de observação das reações dos alunos nas atividades de leitura, anotações do professor-pesquisador e questionários de avaliação das atividades respondido por escrito pelos alunos, revelam que é possível não trabalhar a leitura nas aulas de Língua Portuguesa do ensino médio noturno compactado - EJA-, como também desperta no aluno o gosto pela leitura utilizando o gênero discursivo Cordel. A sequência didática mostrou-se muito eficiente para a apropriação das características do gênero em tempo reduzido. Constatamos também mudanças de comportamentos de leitura dos alunos ao construírem o conhecimento de forma prazerosa e transformadora, pela interação cooperação e criatividade.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-30T15:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mara Claudia de Oliveira Silva.pdf: 2276707 bytes, checksum: b4159247210a3e776f501aa7739baaaa (MD5) Previous issue date: 2008en
dc.format.extent100 f : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleA leitura do cordel nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherAlvarez, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mara Claudia de Oliveira Silva.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons