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dc.contributor.advisorRenda, Vera Lúcia Batalha de Siqueirapt_BR
dc.contributor.authorMelli, Glaucia Cristina Scarpelpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-30T16:59:49Z-
dc.date.available2019-07-30T16:59:49Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/831-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Vera Lúcia Batalha de Siqueira Rendapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2012pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação teve o objetivo geral de contribuir para o processo de letramento literário de pais de alunos da educação infantil, motivando-os a ler para seus filhos, sobretudo ensinando-os como fazê-lo. Diante disso, além de garantir aos pais o acesso a livros de literatura infantil de qualidade, a pesquisa teve o propósito de estabelecer uma comunidade de leitores, oportunizando aprendizagens e o desenvolvimento de capacidades interpretativas que lhes permitissem construir sentidos nas obras lidas. A escolha do letramento literário se deve à relevância que a literatura tem para a formação integral das pessoas. Além do mais, foi possível constatar muitos trabalhos que incentivam a leitura e poucos que ensinam como se deve ler e falar com as crianças sobre os livros lidos, e ainda com foco apenas na formação dos professores, desconsiderando que as práticas interacionais orais, vivenciadas na família, configuram o processo de letramento das crianças. Somam-se a isso as constantes queixas das professoras sobre a falta de acompanhamento da família ao projeto de leitura em casa, promovido pela escola. Autores como Vygotsky e Bakhtin constituíram as bases teóricas para o desenvolvimento desta pesquisa por darem um papel central à linguagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e contou com uma sequência de atividades, realizadas com um grupo de vinte e cinco pais ou responsáveis de alunos de uma Escola Municipal de Educação Infantil de uma cidade do Vale do Paraíba. Com base em situações de interação, foi possível conhecer como se dão os eventos de letramento proporcionados pelos pais, como no caso da leitura em casa, a partir do questionamento da sua leitura em termos quantitativos e qualitativos, constatando sua pouca familiaridade com os livros e uma concepção utilitária da leitura, voltada muito mais para a decodificação e para o cumprimento de uma obrigação escolar. A partir de experiências vivenciadas nos doze encontros realizados, mediados pela pesquisadora, em contato com livros da literatura infantil, com a linguagem verbal e a não-verbal, e situações interacionais em que estavam presentes outras concepções de leitura, além da decodificação, os pais ampliaram seu olhar e ressignificaram suas ações. Assim, desenvolveram sua capacidade interpretativa, notaram que a leitura podia mobilizar sua atenção, abrir-lhes novos horizontes com o despertar de novos sentidos, e lhes dar prazer, passando a ler mais e melhor para os filhos. O estudo permitiu concluir também que as características das práticas de letramento dos pais dependem do contexto, na maioria das vezes, negado pela escola.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this dissertation is to contribute to the literary literacy of parents of primary school students, motivating them to read to their children and especially to teach them how to do it. Besides providing the parents with access to good quality children's literature books, this research aimed at establishing a readers' community, promoting learning and the development of interpretat ive capacities that allowed them to build meanings. The choice for literary literacy is due to the relevance Literature has in people's whole formation. Furthermore, it was possible to notice that there are many researches which motivate reading, but jus t a few teach how to do it and to speak with children abo ut the books they read and these few focus on teacher's education, not taking into account the ways in which family 's oral participation can contribute to children's literacy process. We also notice d teachers' constant complaints about the lack of family 's follow - up of reading projects promoted by the school. Authors such as Vygotsky and Bakthin are the theoretical bases for this research due to the central role they both give to language. The method ology applied was action - research and it also included a sequence of activities performed with a group of twenty - five parents or legal tutors of students of a municipal Primary School in Vale do Paraíba. Based on the interaction situations, it was possible to know how the literacy events promoted by parents take place, as in the case of reading at home. By using a qualitative and quantitative questionnaire about reading, we could observe little familiarity with books and a utilitarian conception of reading, focusing on decodification and the fulfillment of a school task. Starting with the experiences we had in the twelve meetings organized and held by the researcher, the parents had their view of reading widened due to the contact with children's book s , with the verbal and no n verbal language, and interactional situations which put them in contact with other reading conceptions, besides decodification. This gave them a new meaning to their actions. Thus, they could develop their interpretative capacity and rea lized that reading could mobilize their attention, open new horizons by awakening new meanings, giving them pleasure, making them read more and better to their children. This study also showed us that parent al practical literacy practices depend on the con text, most of the time denied by schools.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-30T16:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucia Cristina Scarpel Melli.pdf: 1679715 bytes, checksum: b738d323f43d1c8b17d3c6ebba35fa0e (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.format.extent163 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectFormação de paispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.titleLetramento literário : caminhos e desafios para a formação de pais leitorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherKozma, Eliana Vianna Britopt_BR
dc.contributor.otherCosta, Vera Maria Almeida Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicadapt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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