Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/839
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A linguagem verbo-visual e seus efeitos de sentido nas capas da revista geração JC |
Authors: | Oliveira, Ivan Carlos de |
Abstract: | Resumo: As revistas desempenham um importante papel comunicativo na propagação das informações, e a capa das revistas é a grande responsável por atrair a atenção e despertar o interesse no leitor. As capas são compostas por imagens e textos que se complementam e dão sentido ao enunciado.
Essa dissertação discute a importância e as características da linguagem verbo-visual das capas da revista Geração JC e procura identificar quais são os tipos de interferência da linha editorial da empresa jornalística sobre o ato criativo da capa da revista. Servem como objeto de análise duas capas da revista dos anos de 2009 e 2012.
Especificamente, esta dissertação visa apresentar as regularidades discursivas e as especificidades das capas da revista Geração JC e apontar como são construídos os sentidos da linguagem verbo-visual das capas. Para a consecução deste objetivo, foram selecionadas as seguintes categorias de análise a partir do referencial teórico calcado prioritariamente em Bakhtin e seu Círculo: forma composicional, tema, estilo, dialogismo.
Além disso, este trabalho analisa elementos que constituem a linguagem verbo-visual, tais como: as cores, a diagramação, os tipos de letras e sua dimensão, assim como as imagens fotográficas e sua deformação. Abstract: The magazines play an important communicative role in the spread of information, and the cover of magazines is largely responsible for attracting attention and arouse interest in the player. The covers are composed of images and texts that complement each other and give meaning to the statement. This dissertation discusses the importance and characteristics of verb-visual language of magazine covers Generation JC and seeks to identify what kinds of interference the editorial line of the newspaper company about the creative act of the cover. Serve as analyzed in two magazine covers the years 2009 and 2012. Specifically, this work aims to present the discursive regularities and the specifics of magazine covers Generation JC and point out how the senses of the verb-visual language of the covers are built. To achieve this goal, the following categories of analysis from the theoretical framework underpinned primarily in Bakhtin and his circle were selected: compositional form, theme, style, dialogism. In addition, this paper analyzes elements of the verbal-visual language, such as the colors, the layout, the fonts and size, as well as photographic images and their deformation. |
Keywords: | Linguística Linguagem verbo-visual Mikhail Bakhtin Capas Revista |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/839 |
Issue Date: | 2015 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Ivan Carlos de Oliveira.pdf | 992.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License