Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/918
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Eliane Freire dept_BR
dc.contributor.authorCunha, Renata Michele Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-05T19:58:37Z-
dc.date.available2019-08-05T19:58:37Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/918-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Eliane Freire de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Na Educação, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) se caracterizam como um conjunto de recursos tecnológicos que contribuem para o processo ensino e aprendizagem. Esta pesquisa tem por objetivo investigar o uso da tecnologia por futuros docentes, estudantes de Pedagogia de cursos presenciais de Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas nas cidades de Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP) e São José dos Campos (SP), na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, especificamente no que se refere às aulas voltadas à utilização das TIC como estratégia que permite promover o desenvolvimento do pensar tecnológico, uma vez que, cada vez mais, os professores se deparam com a extrema velocidade de informações, o que torna necessário o uso de instrumentos inovadores e atuais em suas práticas profissionais. A pesquisa justifica-se pela importância de se ter uma formação alinhada à realidade social, sendo o tema fundamental para novas reflexões sobre docentes que pretendem inovar suas aulas e demais atividades docentes, considerando as contribuições de tal estudo para os contextos de formação, as práticas sociais e o desenvolvimento humano. A metodologia baseia-se em uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, para investigar o perfil do estudante que utiliza as TIC e também de que maneira se apropria do conhecimento necessário para seu desenvolvimento profissional, compreendendo como essa ferramenta pode contribuir para um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, dentro e fora da sala de aula. A problematização considera os resultados desafiadores que o uso desses instrumentos pode proporcionar aos estudantes de Pedagogia, dando ênfase assim a um preparo mais amplo para o ensino e para a aprendizagem. A coleta de dados se concretiza pela pesquisa documental e por meio de entrevista em profundidade realizada junto a estudantes de três IES, definidos em uma amostra não probabilística. Os resultados iniciais, analisados em três eixos básicos - a formação para o uso, a percepção sobre as TIC e as dificuldades encontradas pelos alunos para a utilização das ferramentas - apontam para as transformações sociais e profissionais promovidas pelo uso das TIC e sua importância nos contextos de formaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: In Education, Information and Communication Technologies (ICT) are characterized as a set of technological resources that contribute to the teaching and learning process. This research aims to investigate the use of technology for future teachers, pedagogy students of classroom courses of Higher Education Institutions (HEIs) in the cities of Taubaté (SP), Pindamonhangaba (SP) and São José dos Campos (SP), at the metropolitan area of Vale do Paraíba, specifically with regard to classes focused on using ICT as a strategy that allows to promote the development of technological thinking, since, increasingly, teachers are faced with the extreme speed information, which calls for the use of innovative instruments and current in their professional practices. The research is justified by the importance of having an aligned training to social reality, being the key issue for further reflection on teachers who want to innovate their classes and other teaching activities, considering the contributions of this study to the training contexts, practices social and human development. The methodology is based on an exploratory and descriptive research with qualitative approach, to investigate the student profile that uses ICT and also how appropriates the necessary knowledge to their professional development, understanding how this tool can contribute to a process education and more dynamic learning inside and outside the classroom. The questioning considers the challenging results that the use of these instruments can provide education students, thus emphasizing a broader preparation for teaching and learning. Data collection is realized by desk research and through in-depth interviews conducted with students from three HEIs, defined in a non-probabilistic sample. Initial results, analyzed in three core areas – training for use, perceptions of ICT and the difficulties encountered by pupils in the use of tools –, point to the social and professional ransformations promoted by the use of ICT and its importance in the contexts formation.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-05T19:58:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renata Michele Rodrigues da Cunha_seg.pdf: 1440162 bytes, checksum: 7214afa32cc30a17e1687ecc03e2fc21 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent126 p. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.cnpqINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESpt_BR
dc.titleA presença das tecnologias da informação e da comunicação nos cursos de pedagogia : Uma Contribuição ao Desenvolvimento Profissional dos Estudantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherSilva, André Luiz da, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherAzevedo, Vera Lucia Antoniopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

Files in This Item:
File SizeFormat 
Renata Michele Rodrigues da Cunha_seg.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons