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dc.contributor.advisorPacheco, Márcia Maria Dias Reispt_BR
dc.contributor.authorParrilla, Marlene Bíscolopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-06T12:09:26Z-
dc.date.available2019-08-06T12:09:26Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pachecopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve por objetivo identificar as Representações Sociais de um grupo de docentes do Ensino Fundamental sobre os temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e o consumo), conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012) e também teóricos como Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006), Imbernón (2011), Gatti (2009). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública situada em um município no interior do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A amostra foi composta por 28 docentes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa básica, exploratória, descritiva e de estudo de caso. Utilizou-se de abordagem quantitativa e qualitativa, com instrumento de coleta de dados por meio de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas e realização de grupo focal. Os dados quantitativos foram organizados e contabilizados manualmente e os dados qualitativos foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados revelaram que as Representações Sociais dos docentes estão ancoradas em práticas baseadas nos saberes experienciais, ou seja, eles recriam formas de trabalhar à medida que os problemas sociais são trazidos, de acordo com demanda social e experiencial dos alunos. Os dados também mostraram que o tema mais trabalhado pelos docentes é o meio ambiente, mas não foi possível comprovar a transversalidade no desenvolvimento dos temas descritos por eles. A contribuição dos temas para formação integral do aluno foi um dos aspectos positivos da pesquisa. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão e reflexão com gestores, professores e alunos e também para o enriquecimento do projeto pedagógico escolar, embasando futuras ações e uma nova visão no que se refere à inserção dos temas transversais nos conteúdos pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to identify the social representations of a group of teachers of elementary school on cross-cutting issues (ethics, health, environment, sexual orientation, cultural diversity, work and consumption), as proposed by the National Curriculum Parameters (PCN). The study is based on the Theory of Social Representations of Moscovici (2012) as well as theoretical Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006), Imbernon (2011), Gatti (2009). The research was conducted in a public school located in a municipality in the state of São Paulo, in the Paraíba Valley. The sample consisted of 28 teachers of elementary school. This is a basic, exploratory, descriptive and case study. It is also used quantitative and qualitative approach to data collection instrument by means of a questionnaire with open and closed questions and conducting focus group. Quantitative data were organized and manually counted and qualitative data were subjected to analysis methodology content proposed by Bardin (2011). The results show that the social representations of teachers are anchored in practices based on experiential knowledge, that is, they recreate ways of working to the extent that social problems are brought under social and experiential student demand. The data also show that the issue over worked by teachers is the environment, but it was not possible to prove the mainstreaming in the development of the themes described by them. The contribution of the themes for full student education was one of the positive aspects of the research. It is hoped that the findings will contribute to discussion and reflection with administrators, teachers and students, as well as enrichment for the school pedagogical project, basing future actions and a new vision with regard to the integration of cross-cutting themes in educational content.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T12:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marlene Biscolo Parrilla_seg.pdf: 2606880 bytes, checksum: 3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent170 p. : digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humanopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subject.cnpqINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESpt_BR
dc.titleTemas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz dept_BR
dc.contributor.otherSouza, Ana Cristina Gonçalves de Abreupt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubatépt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Desenvolvimento Humano - PPGEDH/MDH

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