Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/956
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O gênero miniconto em atividades de leitura |
Authors: | Santos, Júlio César de Carvalho |
Abstract: | Resumo: O tema desta pesquisa é o gênero discursivo miniconto, como instrumento em atividades de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Os problemas que motivaram esta pesquisa foram a ausência de divulgação do gênero miniconto no cenário escolar, a falta de material teórico que caracterize o gênero, a partir da perspectiva bakhtiniana e o material didático não apresentar o miniconto como uma proposta de atividade. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um estudo sobre o gênero miniconto com vistas à sua utilização em atividades de leitura. Especificamente, a pesquisa buscou, num primeiro momento, verificar as características do gênero miniconto, a partir de seus aspectos sociocomunicativos, composicionais e dialógicos. Num segundo momento, propôs atividades de leitura de miniconto que colaborassem para o uso do gênero nas aulas de leitura e interpretação. Do ponto de vista teórico, este trabalho se fundamenta a partir das concepções bakhtinianas de linguagem, de gênero discursivo e dialogismo; dos estudos de caracterização de gênero e da abordagem sociocognitiva de leitura. Para conduzir este estudo, procedeu-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica que abordasse os estudos de gênero discursivo e as concepções de leitura, posteriormente, caracterizou-se o miniconto como um gênero e foram elaboradas propostas de leitura de minicontos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O gênero miniconto apresenta aspectos sociais e textuais que são adequados para análise em aulas de leitura, principalmente, por esse gênero ser encontrado em redes sociais muito acessadas pelo público jovem, como o Facebook e o Twitter. Nesta pesquisa, os resultados também demonstraram: a caracterização do gênero discursivo miniconto em suas dimensões sociocomunicativas, linguísticas e dialógicas e a apresentação de propostas de leitura. Assim, conclui-se que esta pesquisa contribui para a divulgação do gênero miniconto em atividades de leitura e subsídios para que o professor tenha suporte teórico e metodológico ao inserir o miniconto em sua prática. Abstract: The theme of this research is the discursive genre flash fiction, as an instrument in reading activities for elementary and middle School students.The problems that motivated this research were the lack of disclosure of the flash fiction genre in the school scenario, the lack of theoretical material that characterizes the genre. From the Bakhtinian perspective and the didactic material did not present the flash fiction as a proposal of activity. This work has as general objective to develop a study on the genre flash fiction with a view to its use in reading activities. Specifically, the research sought, at first, to verify the characteristics of the genre flash fiction, from its Socio Communicative, compositional and dialogical aspects. Subsequently, she proposed mini-reading activities that would collaborate for the use of gender in reading and interpreting classes. From the theoretical point of view, this work is based on the Bakhtinian conceptions of language, discursive genre and dialogism; of the studies of gender characterization and the reading Sociocognitive Approach. To do this, a bibliographical research was initially carried out to discuss discursive genre studies and reading conceptions. Later, the flash fiction was characterized as a genre and proposals were made to read mini-notes for Elementary School and High School students. The genre presents social and textual aspects that are suitable for analysis in reading classes, mainly due to this genre can be found in social networks that are very accessible to young audiences such as Facebook and Twitter. In this research, the results also showed: the characterization of the discursive genre flash fiction in its Socio Communicative, linguistic and dialogical dimensions and the presentation of reading proposals. Thus, it is concluded that this research contributes to the dissemination of the flash fiction genre in reading activities and subsidies so that the teacher has theoretical and methodological support when inserting the mini-center into their practice. |
Keywords: | Gênero discursivo Miniconto Leitura |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Taubaté |
metadata.dc.publisher.initials: | UNITAU |
metadata.dc.publisher.department: | Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/956 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Julio Cesar de Carvalho Santos.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License