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dc.contributor.advisorKanamura, Hermínia Yohkopt_BR
dc.contributor.authorPeres, Ângela Denisept_BR
dc.date.accessioned2019-08-16T13:00:53Z-
dc.date.available2019-08-16T13:00:53Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/994-
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Hermínia Yohko Kanamurapt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais,Taubaté, 2009.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho constitui parte de uma proposta de sensibilização ambiental de educadores e alunos do entorno da Sub-bacia Hidrográfica do Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba, SP, localizada em Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra da Mantiqueira. Como etapa inicial, o presente estudo teve como objetivo investigar a percepção ambiental de professores e alunos de uma escola da rede municipal de Pindamonhangaba, localizada próxima à área em questão. A percepção ambiental foi investigada através da aplicação de um questionário a 11 professores e 91 alunos, de forma a avaliar o entendimento dos mesmos com relação aos problemas ambientais observados na região, como subsídio para elaboração de um projeto de educação ambiental a ser proposto aos gestores municipais. Foram realizadas, no período de março a outubro de 2008, atividades de sensibilização e conscientização, com conteúdos e práticas de Educação Ambiental, envolvendo os professores do ensino fundamental e da pré-escola, de forma a motivá-los a discutir e desenvolver, com os respectivos alunos, os temas ambientais abordados. As respostas ao questionário evidenciaram que a percepção de meio ambiente, de professores e alunos, está relacionada principalmente aos elementos naturais e muito pouco à interação entre estes e os aspectos sócio- culturais. Este estudo sugere que os educadores e educandos possuem um bom entendimento da relação dos impactos das atividades humanas no ambiente em que vivem. Contudo esta percepção não é suficiente para levar a uma modificação do comportamento para um manejo adequado dos problemas ambientais observados no entorno da sub-bacia do Ribeirão Grande. A percepção, como processo dinâmico, mostrou uma evolução na visão de meio ambiente dos envolvidos, sendo imprescindível antes de qualquer intervenção na comunidade local.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work is part of a proposal for raising environmental awareness of teachers and students around the Sub-Basin of the Ribeirão Grande, in Pindamonhangaba, SP, located in the Environmental Protection Area (EPA) of Mantiqueira Mountains. As initial stage, the objective of the present study was to investigate the environmental perception of the educators and students of a municipal school, located next to the described area. The perception of the environment was investigated through the application of a questionnaire to 11 teachers and 91 students, in order to evaluate their knowledge with regard to the environmental problems observed in the region, as subsidy for elaboration of an Environmental Education Project to be presented to the municipal managers. In 2008, from March to October, activities of sensitization and awareness were carried out, with content and practices of Environmental Education, involving teachers of elementary education and pre-school levels, in order to motivate them to argue and to develop the addressed environmental subjects with the respective pupils. The answers to the questionnaire showed that the environmental perception of the teachers and students is mainly related to the natural elements, and very little to the interaction between these and the socio-cultural aspects. This study suggests that the educators and students have a good understanding about the relation of some impacts of human activities in the environment where they live. However, this perception is not enough to lead to a modification of the behavior for an adjusted management of the environmental problems observed in the surroundings of the sub-basin of the Ribeirão Grande. The perception, as a dynamic process, showed an evolution of the vision related to the environment in the involved ones, being essential before any intervention in the local community.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T13:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela Denise Peres_reduzida.pdf: 2148530 bytes, checksum: e8da5259227e1244c0ad2658306b7b68 (MD5) Previous issue date: 2009en
dc.format.extent108 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.titlePercepção ambiental de professores e alunos de uma escola municipal de Pindamonhangaba - SPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRobim, Maria de Jesuspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências Agráriaspt_BR
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