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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação profissional e novos contextos para o trabalhador
Other Titles: Professional education and new contexts for the worker
Authors: Oliveira, Marcos Antonio de
Abstract: Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da educação profissional na formação de competências para o mercado de trabalho, por meio de estudos realizados nas instituições de ensino profissionalizantes e do mercado de trabalho no município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. O método constitui-se de estudo de caso, por meio de pesquisa de campo e documental, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos utilizados foram questionários para 148 alunos, seis coordenadores de cursos e profissionais da área pedagógica e 26 professores de cursos técnicos. Os resultados apontam que as instituições de ensino têm desenvolvido nas suas práticas educacionais atividades que alcançam a competência social, demonstrando menor relevância para a formação técnica dos alunos. Tais resultados são apontados, tanto pelos alunos, assim como, pelos professores, pela coordenação de cursos e profissionais que atuam na área pedagógica. Com relação ao mercado de trabalho, quando comparado este ao campo da educação, os resultados demonstram que o município tem se mantido com um desenvolvimento significativo na educação, porém com queda no setor de emprego e renda, exigindo políticas públicas capazes de absorver a demanda de formação da educação. Houve também mudanças no perfil socioeconômico, o que passa a demandar um novo perfil de empregabilidade, o que também passa a exigir um novo modelo de educação profissional capaz de desenvolver as competências necessárias. O estudo possibilitou verificar que o município marcado pela economia da indústria, passa a ser também estruturado fortemente pela economia oriunda de serviços, o que passa a exigir a criação de novos modelos de ensino e de novos cursos. Portanto, conclui-se com este estudo com sugestões de pesquisas constantes de mercado de trabalho para oferta de cursos, formação continuada dos profissionais de ensino, de melhorias, tanto de cunho pedagógico, estrutural e de formação técnica dos alunos, assim como desenvolvimento de políticas e parcerias entre empresas e escolas profissionalizantes e elaboração de ferramentas de acompanhamento de ofertas e procuras de vagas, com possibilidade de mapear as competências que atendam a realidade do município.
Abstract: This study aims to analyze the contribution of professional education in the training of skills for the labor market, through studies carried out in professional education institutions and the labor market in the city of Volta Redonda, State of Rio de Janeiro . The method is a case study, through field and documentary research, with a qualitative and quantitative approach. The instruments used were surveys destined for 148 students, six coordinators of courses and professionals in the pedagogical area and 26 teachers of technical courses. The results show that educational institutions have developed in their educational practices activities that reach social competence, showing less relevance for the technical training of students. These results are pointed out, both by the students, as well as by the teachers, by the coordination of courses and professionals who work in the pedagogical area. And, about the labor market, when compared to the education field, the results show that the municipality has maintained a significant development in education, but with a fall in the employment and income sector, requiring public policies capable of absorbing the demand for Education. There were also changes in the socioeconomic profile, which requires a new profile of employability, which also requires a new model of professional education capable of developing the necessary skills. The study made it possible to verify that the municipality marked by the industry economy is also strongly structured by the services economy, which now requires the creation of new teaching models and new courses. Therefore, it concludes with this study with suggestions of constant labor market research to offer courses, continuing education of teaching professionals, improvements, both pedagogical, structural and technical training of students, as well as development of policies And partnerships between companies and vocational schools and elaboration of tools to follow up offers and job searches, with the possibility of mapping the competencies that match the reality of the municipality.
Keywords: Educação profissional
Trabalho
Desenvolvimento regional
Gestão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1055
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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