Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1100
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Rodrigo Paulinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-15T17:14:15Z-
dc.date.available2019-08-15T17:14:15Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1100-
dc.descriptionOrientador Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2015.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Com o propósito de formar mão de obra qualificada para atender às vocações regionais, e com base no perfil socioeconômico de cada região, os cursos técnicos têm recebido investimentos por parte dos governos, em âmbito, tanto federal, quanto estadual. No Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza, por meio das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), proporciona educação profissional gratuita, de acordo com as demandas do mercado e direcionada às especificidades regionais. Segundo dados da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos (Vestibulinhos) das Escolas Técnicas, a habilitação que mais gera oferta de vagas e demanda de alunos é o Curso Técnico em Administração. Assim, neste trabalho objetiva-se identificar a relação entre a formação técnica em Administração proposta pelo Centro Paula Souza e as potencialidades econômicas das sub-regiões 3 e 4 da Região Metropolitana Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVLN), bem como as perspectivas profissionais dos egressos dessa habilitação profissional. A pesquisa de natureza exploratória e descritiva está dividida em três etapas: A primeira, com estratégia de levantamento por meio de pesquisa eletrônica, com o intuito de identificar as Unidades Escolares a serem analisadas. Os critérios estabelecidos foram: estarem localizadas nas sub-regiões 3 e 4 da RMVLN e oferecerem o terceiro módulo da habilitação técnica em Administração no segundo semestre de 2014. Na segunda etapa foram verificados os documentos das instituições selecionadas: Projeto Político Pedagógico, Currículo da Habilitação Técnica em Administração e Matrizes Curriculares. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e nortearam o roteiro de entrevista semiestruturada, que foi realizada com quatro responsáveis pedagógicos e técnicos das três escolas que compuseram a amostra. Finalmente, com abordagem quantitativa, utilizou-se como instrumento um questionário aplicado a 145 alunos, com retorno de 102. Os dados obtidos nesta etapa foram tratados por meio de análise de frequência e percentual. Assim, a pesquisa apresenta as conclusões que seguem. A primeira delas refere-se à fundamental contribuição dos cursos técnicos para o desenvolvimento regional, porque busca atender à realidade do mercado de trabalho local, que constantemente é avaliado pelas escolas analisadas; A segunda conclusão está no fato de que os cursos técnicos atendem às expectativas dos egressos, visto que a investigação revelou que 98% deles se declaram satisfeitos com o curso. Por fim, concluiu-se que, com a flexibilidade do currículo do Curso Técnico em Administração articulado com o perfil econômico de cada município, afirma-se que as Unidades Escolares direcionam seu processo formativo da seguinte maneira: Sub-região 3 - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos - Guaratinguetá, para o setor de serviços (em especial militar), enquanto a Etec Professor Marcos Uchôas dos Santos Penchel, Cachoeira Paulista, para turismo no segmento religioso e comércio. E na sub-região 4 - Etec Prof. José Sant'Ana de Castro, Cruzeiro, demandas administrativas da Indústria e segmento comercial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to form skilled labor to meet regional vocations, and based on the socioeconomic profile of each region, the technical courses have received investments from governments, both federal and state levels. In São Paulo, the Paula Souza Center, through the State Technical Schools (Etecs), provides free professional education, according to the market demands and directed to regional specificities. According to the Technology Support (FAT) Foundation, responsible for the selection processes (Vestibulinhos) of the Technical Schools, enabling that generates more openings and student demand is the Technical Course Directors. Thus, this work aims to identify the relationship between technical training in Administration proposed by Paula Souza Center and the economic potential of the sub-regions 3 and 4 of the metropolitan area the Paraíba Valley and North Coast (RMVLN), and the professional prospects graduates of this professional qualification. The research exploratory and descriptive nature is divided into three steps: The first survey with strategy through electronic research in order to identify the School Units to be analyzed. The criteria were: being located in the subregions 3 and 4 of RMVLN and offer the third module of technical qualification in Business Administration in the second half of 2014. In the second stage the documents of the selected institutions were checked, namely: Political Pedagogical Project , Curriculum Enable Technical Administration and Curriculum Matrix. The results were analyzed qualitatively and guided the semi-structured interviews, which was held with four educational officials and technicians of the three schools in the sample. Finally, with a quantitative approach was used as a questionnaire was applied to 145 students, with return 102. The data obtained in this step were treated by means of frequency analysis and percentage. So the research presents the following conclusions: the contribution of technical courses for regional development is critical because seeks to meet the reality of the local labor market which is constantly evaluated by the analyzed schools. Second, because it meets the expectations of graduates, as research has shown that 98% of them were satisfied with the course. Finally, with the flexibility of the Technical Course curriculum articulated Administration with economic profile of each municipality, it is stated that the School Units direct their formative process, as follows: Sub-Region 3 - Etec Prof. Alfredo Barros dos Santos - Guaratinguetá, for the services sector (in particular military), while the Etec Teacher Mark Uchôas dos Santos Penchel, Cachoeira Paulista, for tourism and trade in the religious segment. And in the subregion 4 - Etec Prof. Joseph Phillips de Castro, Cruise, administrative demands of Industry and commercial segment.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T17:14:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Paulino Nascimento_seg.pdf: 3129033 bytes, checksum: 2c9672f647745c837650ca35243d0a2e (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.format.extent164 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectMão de obra qualificadapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleCaracterísticas regionais e oportunidades locais na formação de mão de obra : análise comparativa de duas sub-regiões do Vale do Paraíba Paulistapt_BR
dc.title.alternativeRegional and local features opportunities in workforce training: comparative of two sub - parts of the state Paraiba Valleypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRicci, Fábiopt_BR
dc.contributor.otherRibeiro, Rosinei Batistapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodrigo Paulino Nascimento_seg.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons