Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Elvira Aparecida Simões dept_BR
dc.contributor.authorCampos, Fabiana Reis Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T14:04:35Z-
dc.date.available2019-08-20T14:04:35Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1140-
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Elvira Aparecida Simões de Araújopt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2016.pt_BR
dc.description.abstractResumo: A escolha profissional é um processo evolutivo que perpassa prioritariamente pelo autoconhecimento e pela compreensão do mundo do trabalho. É um processo contínuo que vai da infância à vida adulta. A orientação profissional tem importância crescente na sociedade atual, diante dos desafios do empreendedorismo e da empregabilidade. Acredita-se, portanto, que favorecer a construção de um projeto de vida, ainda na escola, possa permitir uma escolha profissional mais assertiva nesse mundo de constantes mudanças. Diante disso, este estudo pretende traçar um panorama da orientação profissional no sistema educacional de Imperatriz - MA. O estudo sobre orientação profissional nas escolas de ensino médio do Município é importante, pois o processo de escolha profissional é um dos grandes e primeiros desafios da vida dos adultos jovens. É um aspecto importante a implementação de estratégias de aprendizagem ao longo da vida, bem como de políticas que visem estimular a empregabilidade ativa, contribuindo nessa perspectiva para o desenvolvimento regional. O método aplicado neste estudo é o da pesquisa documental e de campo, do tipo levantamento. A pesquisa é exploratória, com análise documental e aplicação de questionário a alunos e gestores de escolas de nível médio de Imperatriz (MA). Foi realizada análise estatística e os resultados estão apresentados em forma de textos, figuras e tabelas. Após a análise documental percebeu-se a inexistência de diretrizes nacionais, estaduais e municipais que norteiem a prática da orientação profissional na educação básica. Há um consenso entre gestores e alunos quanto à importância da prática de orientação profissional na escola, entretanto a orientação profissional nas escolas de ensino médio de Imperatiz apresenta-se fragilizada pela ausência de sistematização e de planejamento para realização de atividades diversificadas e periódicas que oportunizem ao jovem momentos de vivência e de reflexão sobre o mundo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The career choice is an evolutionary process that permeates primarily by selfknowledge and understanding of the working world. It is a continuous process from childhood to adulthood. Career guidance has increase its importance in today's society, facing the challenges of entrepreneurship and employability. It is believed, therefore, that favor the construction of a life project, still in school, can allow a more assertive professional choice in this world of constant change. Thus, this study aims to give an overview of vocational guidance in the education system of Imperatriz (MA). The study on vocational guidance in high schools of the county is importante, because the process of professional choice is one of the great and first challenges of the young adults lives. It is an important aspect the implementation of learning strategies throughout life, as well as policies to encourage active employability, contributing in this perspective for regional development. The method applied in this study is the documentary and field research, the survey type. The research is exploratory, with documentary analysis and application of questionnaire to students and high schools managers of Imperatriz (MA). Statistical analysis was performed and the results are shown in form of text, figures and tables. After the documentary analysis was noticed the absence of national directrix, state and local guidelines to guide the practice of vocational guidance in basic education. There is a consensus among managers and students on the importance of practice vocational guidance at school, though the vocational guidance in high schools of Imperatriz presents weakened by the lack of systematization and planning for implementation of diversified and periodic activities that nurture to young moments of experience and reflection on the work's world.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T14:04:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabiana Reis Ribeiro Campos_seg.pdf: 9253500 bytes, checksum: 8f04c5ec4eae0ce61f5ab08eb9fa9eb8 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.format.extent123 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0*
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectOrientação profissionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleOrientação profissional no sistema educacional de Imperatriz - MApt_BR
dc.title.alternativeCareer Counseling in the Educational System Imperatriz (MA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherTadeucci, Marilsa de Sá Rodriguespt_BR
dc.contributor.otherLacaz, Cristiane Pessôa da Cunha, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Planejamento e Desenvolvimento Regional - PPGA/MPDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabiana Reis Ribeiro Campos_seg.pdf9.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons