Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1175
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRicci, Fábiopt_BR
dc.contributor.authorPinto, Lygia Amadi da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-27T18:21:04Z-
dc.date.available2019-08-27T18:21:04Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1175-
dc.descriptionOrientação: Prof. Dr. Fábio Riccipt_BR
dc.descriptionDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2006.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Como efeito da economia global, o aumento significativo da competitividade, tem conduzido as empresas a uma nova postura no tocante a gestão da responsabilidade social, ressaltando sua importância para a sustentabilidade dos negócios, devido às novas exigências do mercado consumidor. Este trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento sobre a importância da adoção de conceitos e ferramentas da responsabilidade social na gestão da empresa. Para tanto, foram selecionados alguns aspectos que caracterizam a gestão da responsabilidade social empresarial, e verificada as reais influências e impactos no contexto em que são desenvolvidos: - os ambientes internos e externos da empresa. Elaborou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto. Constatou-se que a literatura é ampla, e a temática, complexa e multidisciplinar, o que sugere o aprofundamento de estudos acadêmicos. A partir do estudo de caso realizado no Centro Universitário Senac campus Campos do Jordão verificou-se que o conceito de responsabilidade social é parte da cultura organizacional da empresa. Tais valores são operacionalizados em ações comunitárias, tanto para o público interno quanto externo, proporcionando impactos positivos para os mesmos. Constatou-se ainda que a avaliação das ações por meio dos indicadores de desempenho mostra-se eficiente para o público interno, e necessita de sistematização e acompanhamento para o público externo. Tal análise enfatiza a importância da utilização de indicadores no processo efetivo de responsabilidade social empresarial.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: As a global economy effect, the competition significative increases, it has conducted the enterprises to a new posture, which concerns to the social responsibility, emphasizing the importance to the business sustainable, in due the new demands of the consumer market. This work has the purpose to search for a better understanding about the importance on the practical use of concepts and tools on the social responsibility, at the enterprise management. In order of that, there were selected some aspects, which characterize the enterprise social responsibility management, and were verified the real influences and impacts on the contexts where they are developed: - the internal and external environment. It was prepared a bibliographic revision on the subject. It was established that the literature is ample, and the theme complex and multidisciplinary, what suggests to go deeper on academic studies. Starting from a case study, achieved at the University Center Senac campus Campos do Jordão, it was verified that the social responsibility concept is part of the organizational culture in the enterprise. Such values are operated on community actions with the same importance to the internal and external public. It was also established the evaluations of the actions, through the fulfillment indicators demonstrate efficiency to the internal public, and needs systematization and attendance to the enterprise social responsibility. Such analysis emphasizes the importance of the indicator use on the effective process on the enterprise social responsibility.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-27T18:21:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lygia Amadi da Silva Pinto.pdf: 1132505 bytes, checksum: 8ead5523bdc768afef8792c19f24c12b (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.format.extent1 recurso online (139 f.) : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de Taubatépt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Gestão e Negóciospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNITAUpt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR*
dc.sourceDomínio Públicopt_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.titleResponsabilidade social empresarial : uma reflexão sobre os indicadores de desempenhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherRoggero, Rosemarypt_BR
dc.contributor.otherCastro, Maria Aparecida Campos Diniz dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lygia Amadi da Silva Pinto.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons