Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1233
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: O comportamento organizacional em empresas de agronegócios como vantagem competitiva
Authors: Rodrigues, Cleber Luis Ferreira
Abstract: Resumo: A demanda por profissionais especializados em agricultura e pecuária cresceu fortemente nos últimos anos no Brasil, aumentando a tarefa das empresas que atuam nesse ramo e que desejam atingir seu objetivo, o de compreender seus colaboradores e conhecer suas ideias, pensamentos, anseios e expectativas em relação à organização. Nesse contexto, este estudo visou ressaltar a importância do comportamento organizacional no setor do Agronegócio como vantagem competitiva. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica exploratória com estudo de caso documental em uma empresa de médio porte que atua nesse setor, para averiguar os principais aspectos do comportamento organizacional, evidenciando o mercado do agronegócio e a interação entre o colaborador e o ambiente de trabalho. Conclui-se que a qualidade de produtos e de serviços pode ser influenciada positivamente pela prática do comportamento organizacional, trazendo efetivo aumento da vantagem competitiva no agronegócio. Além disso, os recursos materiais e tecnológicos desempenham um grande papel no desenvolvimento de qualquer negócio, mas nada valem se os recursos humanos não estiverem automotivados para colaborar com os objetivos organizacionais.
Abstract: The demand for professionals specialized in agriculture and livestock has grown strongly in recent years in Brazil, increasing the task of companies that work in this field and who wish to reach their goal, to understand their employees and to know their ideas, thoughts, hopes and expectations regarding the organization. In this context, this study aimed to highlight the importance of organizational behavior in the Agribusiness sector as a competitive advantage. In order to do so, an exploratory bibliographic research was conducted with documentary case study in a medium-sized company that operates in this sector, to ascertain the main aspects of organizational behavior, evidencing the agribusiness market and the interaction between the collaborator and the work environment . It is concluded that the quality of products and services can be influenced positively by the practice of organizational behavior, bringing an effective increase in the competitive advantage in agribusiness. In addition, material and technological resources play a large role in the development of any business, but nothing is worth if human resources are not self-motivated to support organizational goals.
Keywords: Comportamento organizacional
Agronegócio
Vantagem competitiva
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pesquisa e Pós-graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1233
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Gerência Empresarial - MBA

Files in This Item:
File SizeFormat 
CLEBER LUIS FERREIRA RODRIGUES.pdf466.92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons