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metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Competências necessárias ao gestor de projetos : a visão de líderes da área de engenharia e projetos
Other Titles: Necessary competences for the project manager: the Vision of leaders of the Engineering and Projects area
Authors: Rodrigues, Camila Teixeira
Abstract: Resumo: A gestão de projetos consolidou seu espaço no mundo contemporâneo. Entende-se que esse posicionamento se deve ao fato de que o contexto atual de rápidas e constantes mudanças, somado à globalização, às exigências crescentes dos consumidores, dentre outros fatores, leva as organizações a buscarem a inovação de produtos e serviços. A maneira pela qual as organizações implantam suas inovações é através de projetos. No âmbito da gestão de projetos, diversas manobras são efetuadas para assegurar o bem-estar de um projeto ao longo de sua execução. Isso ocorre devido às constantes variações que são empregadas e ao dinamismo das atividades. Neste cenário, nota-se o papel do gerente de projetos como essencial para o sucesso desses empreendimentos. Assim, entender as competências necessárias aos gestores torna-se importante. Diante destas considerações, este trabalho se propôs a identificar quais as competências necessárias para um gestor de projetos exercer a função de líder perante a sua equipe na obtenção do sucesso do projeto. O método utilizado consistiu em um estudo de campo exploratório com quatro gestores de um projeto específico de uma empresa de Engenharia e Projetos de Guaratinguetá (SP). Um questionário foi aplicado com o intuito de identificar as principais competências em um líder ao gerenciar projetos na própria visão dos líderes. Os resultados provenientes da pesquisa revelaram que o gestor de projeto deve ser transparente e comprometido com suas responsabilidades, sabendo delegar, dar feedback, ter uma comunicação aberta com a equipe e escutá-la. Deve ser um líder confiável e que conduza o grupo ao alcance dos objetivos. A pesquisa aponta também que o excesso de burocracia nas organizações é uma grande dificuldade a ser enfrentada pela liderança. Identificou-se, assim, a necessidade de promover treinamento aos gestores para que seja possível a realização de sessões de feedback construtivas junto aos seus subordinados de uma forma mais confortável. Os resultados encontrados neste trabalho auxiliarão gestores e futuros gestores de projetos a exercer seu papel de líder com o nível de responsabilidade que a função exige, assim como ajudar no constante desenvolvimento profissional.
Abstract: Project management has consolidated its space in the contemporary world. It is understood that this position is due to the fact that the current context of rapid and constant changes, globalization, increasing demands of consumers, among other factors, lead organizations to seek innovation products and services. The way organizations deploy their innovations is through projects. In the scope of project management, several maneuvers are performed to ensure the well-being of a project throughout its execution. This is due to the constant variations that are employed due to the dynamism of the activities. In this scenario, the project manager's role is essential to the success of these projects. Thus, understanding the skills needed by managers becomes important. In view of these considerations, this work aims to identify the competencies needed for a project manager to play the role of leader before the team in achieving project success. The method used consisted of an exploratory field study with four managers of a specific project of an Engineering and Projects company of Guaratinguetá. The questionnaire was applied in order to identify the main competencies in a leader when managing projects in the leaders' own vision. The results of the research revealed that the project manager must be transparent and committed to his responsibilities, knowing how to delegate, give feedback and have an open communication with the team, knowing how to listen to it. You must be a trusted leader and lead the group to the achievement of the goals. The research also points out that the excess of bureaucracy in organizations is a great difficulty to be faced by leadership. However, it was identified the need to promote training to managers so that they can conduct constructive feedback sessions with their subordinates in a more comfortable way. The results found in this work will help managers and future project managers to play their role of leader with the level of responsibility that the role demands and help in the constant professional development.
Keywords: Liderança
Competências
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pesquisa e Pós-graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1236
Issue Date: 2016
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