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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A percepção das competências gerenciais por meio do discurso do sujeito coletivo
Other Titles: The perception of management competencies through the collective subject's discourse
Authors: Squarcina, Cristiane Fernandes
Abstract: Resumo: A presente pesquisa buscou investigar as competências gerênciais identificadas como necessárias para o desempenho social, segundo a percepção dos gerentes e de funcionários a eles subordinados. O lócus da pesquisa foi uma empresa de grande porte situada na região do Vale do Paraíba Paulista. O procedimento metodológico utilizado foi uma análise de caso, dividido em duas fases. Na primeira fase foi realizada análise documental com finalidade de identificar as competências organizacionais difundidas na empresa. Na segunda, foram aplicadas entrevistas com três grandes questões, em 50% do corpo gerencial em estudo e no mesmo número de funcionários subordinados. Os depoimentos das entrevistas foram analisados qualitativamente de acordo com o Discurso do Sujeito Coletivo e comparados com a análise documental. Os resultados apontaram que a percepção do comportamento gerencial competente envolve, em primeiro lugar, as competências empresariais que agregam valor ao negócio e, em segundo lugar, as competências sociais que permitem e favorecem relações sociais positivas. Conclui-se que as habilidades e competências gerenciais estão inter-relacionadas ao contexto organizacional e envolvem as competências intrapessoais do gerente.
Abstract: This study investigated the abilities and competencies demanded for professional who have a management position, according to the perception of managers and to the employees subordinated to them. The study took place in a big company situated in the Vale do Paraíba, in the state of São Paulo. The metodological procedure was a case analysis, divides in two parts. The first part was a documental analysis with the aim to identify the competencies disseminated in the company. The second, was data collecting through individual interview with three questions in 50% of the manager's staff and in the same number of employees. The speeches were qualitatively analyzed with the use of the Collective Subject's Discourse and compared to documental analysis. Results indicated that the perception of what has been considered the manager's competent behavior involves, at first, business competencies which add value to business and second, social competencies, which permit and propitate positive social realations. In conclusion, manager's social abilities and competencies are associated with the organizational context and involve manager's intrapersonal competency.
Keywords: Competências sociais
Competências gerenciais
Habilidades sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Gestão e Negócios
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1279
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertações - Gestão e Desenvolvimento Regional (Mestrado Profissional) - PPGA/MGDR

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