Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1304
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A angústia do sujeito-professor diante do processo de ensino e aprendizagem do sujeito-surdo
Authors: Policarpo, Nádia Maria
Abstract: Resumo: O presente trabalho de pesquisa surgiu das inquietações provocadas nos professores da rede pública estadual de ensino que, mediante o discurso hegemônico da inclusão, se veem obrigados a trabalhar com alunos deficientes, sem a orientação necessária à sua práxis educativa. Tal fato corrobora os questionamentos acerca da educação inclusiva: O discurso da inclusão já se instituiu como "regime de verdade"? Como os professores se colocam frente à proposta da Educação Inclusiva (doravante EI)?Partindo dos questionamentos propostos, esta pesquisa tem os seguintes objetivos específicos: refletir sobre as dificuldades e angústia do sujeito-professor diante do processo do ensino e aprendizagem de alunos surdos, inseridos em sala regular de ensino médio;problematizar a prática pedagógica e a relação professor-aluno. Para tanto, analisamos os depoimentos de seis professores do ensino médio de uma escola pública da cidade de Roseira, na qual está matriculada uma aluna surda. Partimos do pressuposto de que a prática pedagógica, fundamentalmente oralizada, compromete a aprendizagem e a inclusão do aluno surdo. Nossa hipótese, então, é de que a angústia deflagrada no discurso do sujeito-professor, ao trabalhar com um aluno surdo, está atrelada à exposição do seu não-saber: a diferença do outro se torna insuportável, por retirar o professor da posição de poder-saber, que é constitutivo da identidade dosujeito em questão. Podemos concluir, com base na análise dos registros, que, a presença do aluno surdo, no contexto de sala de aula regular, provoca certo mal-estar nos professores, fazendo emergir dois sentimentos distintos: culpa e angústia. Tais sentimentos são provocados pela falta de acesso do professor às representações do aluno surdo sobre si mesmo e sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas. Além disso, no caso dos entrevistados, a grande maioria dos professores não têm conhecimento de LIBRAS. Acreditamos que a proposta da educação inclusiva, ao promover a homogeneização das diferenças, acentua a exclusão do aluno surdo. Entendemos que partir da premissa de que o ideal é promover a igualdade entre alunos especiais e "os ditos" normais, efetivamente, constitui-se em um equívoco de ordem ideológica.
Abstract: The current study was originated from the concerns of state education teachers that, by the hegemonic inclusion discourse, became forced to work with disabled students without the necessary orientation to guide their educational practice. Such fact corroborates the questions concerning the inclusive education: i s it about executing the law? Does that compulsory nature affect the identity processes constituted within the classroom? Taking these questions into account, the purposes of this research are: to reflect on the difficulties and anxieties experienced by the teacher-subject in the face of the teaching process of deaf students, who had been included in regular classrooms; to question the pedagogical practice and the relationship established among teachers and students; to check if the inclusive education proposal, by promoting the homogenization of the differences, enables the inclusion of the differences in a singular and significant way. In order to do so, we analyzed the testimony of six high-school teachers of a state school, located in the town of Roseira, in which a hearing disabled student is enrolled. We have assumed that the pedagogical practice, which is orally held, prevents the learning and inclusion of deaf students form taking place. Our hypothesis, therefore, is that the anxiety perceived in the teacher's talk, when talking about the experience of working with a disabled student, is related to the exhibition of the teachers? lack of knowledge: the difference carried by the student becomes unbearable as it takes the teacher away from the skillful position he/she is supposed to assume and which makes part of this subject's identity. Based on the analysis of our discursive data, it's possible to conclude that the deaf student's presence, within the regular classroom context, makes the teacher uneasy and unwell, leading to the arisen of two different feelings: guilt and anxiety; These feelings are originated from the teachers? lack of access to the student's representations about him/herself and about the teaching and learning process. Besides that, the majority of the interviewees can't use the Brazilian Sign Language. which are originated from the lack of access to the student's desire. That fault felt from the teacher's place becomes as it exposes the lack ofknowledgeof the one who should be the educational agent. We believe that the proposal of inclusive education, by homogenizing the differences, contributes towards the exclusion of the deaf student. We understand that, to take for granted that the ideal practice is to promote the equality among special students and those who are "said" normal ones, is, indeed, an ideological misunderstanding.
Keywords: Educação especial
Ensino
Aprendizagem
Professor
Surdo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1304
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
NADIA MARIA POLICARPO.pdf777.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.