Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1312
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A ação da professora coordenadora pedagógica na construção do projeto Hora da leitura
Authors: Calderaro, Lúcia Helena
Abstract: Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as práticas discursivas de uma Professora Coordenadora Pedagógica (PCP) junto às professoras, que lecionam no Projeto "Hora da Leitura", implementado pela Secretaria do Estado da Educação (SEE) no ano de 2005. Trata-se de um estudo no qual a pesquisadora investiga sua própria ação como PCP, visando a reflexão da prática pedagógica das professoras nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). O Estudo inserido no projeto auto-avaliação do educador de línguas e na linha de pesquisa de formação de professores da UNITAU está teoricamente embasado no sócio-interacionismo proposto por VYGOTSKY (1995/1998) e discutido por Davis e Oliveira (1994), Rego (1997), Fontana e Cruz (1997), Castro (1999), Coll (2000), Araújo (2006): nos princípios da reflexão crítica apresentados por Smyth (1992) e discutido por Liberali (1996), Romero (1998), Alarcão (2003), entre outros. A análise lingüística dos dados teve por base a Gramática sistêmica-funcional de Halliday (1994), Butt et AL (1995), Neves (1997), Romero (1998) e Castro (1999) como instrumento para o estudo da materialidade lingüística. A pesquisa tem caráter etnográfico/interpretativista com perspectiva crítica. Os dados são provenientes de como o conhecimento estava sendo construído. Essas cinco HTPC enfocavam questões relevantes do Projeto "Hora da Leitura", destacando a participação da PCP e das professoras no início das reuniões, no seu desenvolvimento e no final para que pudéssemos traçar um percurso de desenvolvimento. A análise dos dados permitiu caracterizar as interações como dominadas pela PCP inicialmente e depois com uma participação mais ativa das professoras no segundo semestre, indicando que nesta interação mais ativa das professoras no segundo semestre, indicando que nesta interação houve algum indício de reflexão, mas não pode afirmar que esse processo tenha sido uma conseqüência de uma função refletida da PCP. A conscientização da linguagem revelou-se um elemento importantíssimo para o processo crítico-reflexivo bem como para o desenvolvimento da Professora Coordenadora Pedagógica.
Abstract: The objective of this work is to analise the discursive practices of Pedagogical Coordinate Teacher (PCT) with the teachers, who taught in the Project "Reading Time", offered by the Educational Government Office (EGO) in the year of 2005. It is related to a study in which the researcher investigate her own action as PCT, aiming the reflection of the pedagogical practices of teachersin the Colective Pedagogical Work Time (from now on CPWT). The study inserted in the project self-evaluation of language educator anD in the seaRch approach of teachers formation of UNITAU is theorically supported in the social interactional approach porposed by Vygotsky (1995/1998) and discussed by Davis and Oliveira (1994), Rego (1997), Fontana and Cruz (1997), Castro (1999), Coll (2000), Araújo (2006), in the principles of critical reflection presented by Smith and discussed byLiberali (1996), Romero (1998), Alarcão (2003), and so on. The linguistic analisys of the data had as support the Sistemic Functional Linguistic of Halliday (1994), Butt at al (1995), Neves (1997), Romero (1998) and Castro (1999) as instrument for the study of the liguistic materiality.The research has an ethnographic/interpretativist methods with a critical perspective. The data from recording of five CPWT which revealed specific characteristics of how the knowledge was being built. These five CPWT aimed relevant questions of the project "Reading Time", pointing at the presence of the PCTand of the teachers in the beginning of the meetings, in its development and at the end so that we could make a path of development. The analysis of the data allowed characterize the interactions as named by the PCT at first and then with a further active presence of the teachers, but it can ?t state that this process had been a consequence of a reflexive action of the PCT. The conscious of the language revealed itself a very important element for the critical-reflexive process as well as for the development ofthe coordinator.
Keywords: Linguagem
Linguística
Prática discursiva
Discurso
HTPC
Hora da leitura
Sócio-interacionismo
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1312
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
LUCIA HELENA CALDERARO.pdf956.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.