Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1313
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A lamentação como interface da feminilidade : análise do discurso de mulheres depoentes e de professoras
Authors: Ribeiro, Simonne Pereira da Silva
Abstract: Resumo: Como profissional, professora, é possível perceber em momentos vários que as professoras, de modo geral, enunciam vários descontentamentos noseu fazer docente, o que as levam a lamentar, no entanto não abandonam à carreira docente. Por outro lado, é um crescente no Brasil o número de mulheres que lamentam por sofrerem violência doméstica. A partir dessas lamentações, esta dissertação se propôs a analisar o discurso de professoras de nível de ensino básico e de mulheres depoentes na Delegacia de defesa da mulher. A aparente desarticulação entre os discursos a serem analisados torna-se compreensível se analisarmos esse ponto de intersecção. A docência constituiu uma das primeiras conquistas da mulher no sentido de que, pela primeira vez, deixa o espaço privado e se constitui como pessoa pública, já a depoente conquista o direito de trazer para o espaço público aquilo que se esconde no privado. Foi, mais precisamente, a percepção assistemática da existência de um ponto de intersecção entre os dizeres de professoras e de depoentes que motivou a presente pesquisa: ambas apresentavam em comum um discurso de lamentação. Este estudo, assim, tem origem na manifestação da inquietação que existe nas mulheres que as levam a lamentarem. A hipótese para esse discurso pautado na lamentação é que as mulheres repetem um discurso histórico da condição feminina. Estabelecida a hipótese inicial, este trabalho assumiu como objetivo detectar, no discurso produzido por professoras e depoentes, o discurso comum que enunciam uma determinação histórica da condição feminina. Os dispositivos da análise do discurso de linha francesa constituíram os instrumentos para a análise do discurso produzidos nos dois espaços em que se inserem essas mulheres: a sala de aula e a delegacia. Nesses espaços, é possível visualizar a intersecção entre os espaços privados e públicos vivenciados e estabelecidos pelas mulheres. A hipótese de que o discurso pautado na lamentação, presente tanto no discurso de professoras como no discurso de depoentes, tinha origem na repetição de um discurso histórico da condição feminina, de onde partiu este estudo, confirmou-se: professoras e depoentes revelaram-se determinadas por um discurso histórico feminino, segundo o qual lhes cabe abnegação e submissão. Para além dessa hipótese inicial, a análise, permitiu a comprovação dos dispositivos de subjetivação de que fala Foucault. Ao se apresentarem falando de si, reforçam a eficácia do dispositivo confessional postulado por Foucault, revelando que a verdade sobre si se encontra não só nas mulheres, mas no ato da confissão que se realiza entre as mulheres e seus ouvintes. A verdade flui no momento em que elas se apresentam falando de si, em virtude de a verdade estar não só na materialidade lingüística do enunciado das mulheres professoras e de poentes, mas no ato discursivo: a verdade escapa-lhes no momento da enunciação. Se, por um lado, constituem-se como corpos dóceis historicamente determinados para garantir o funcionamento das instituições escolar e familiar em que elas se encontram inseridas, por outro lado, conhecem-se um pouco mais.
Abstract: Like professional, teacher, it is possible to constantly realize that the teachers, on the whole, express several discontent on their teaching, leading them to lament, however didn't leave the teaching. In the other side, in Brazil is growing the number of women lamenting to suffer domestic violence. Starting from these laments, this dissertation proposes to analyse the speech of basic teaching theachers and women that gave a statement on police station defence of woman. The apparent inatirculate among the speeches to be analysed becomes comprehensible if we analyse this common point. Theteaching formed one of the firsts conquets of the woman in a sense, on the first time, leave the private space and turn a public person, the woman that gave a statement conquer theright to bring for the public space what she hides in the private. It was,more precisely, the fortutous perception of the existence of a common point between the sayings of the teachers and the women that testify motivating this research: both introduced a speech of lamentation in common. This study, therefore, has its origin in the display of anxiety that existes in the women and take them to lament. The hypothesis for that lamentation speech is a historical women's speech about their condition. Established the first hypothesis, this work take onobjective detect, into the speech produced by teachers and testify women, the common speech that express a historical determination about female condition. The devices from analysis of the French line speech formed the analysis instruments of the speech produced on two areas where those women are insert: schoolroom and the police station. In those areas, it is possible to visualize the common point among the private and public areas established and experient by women. The hypothesis of the speech rule on lamentation,present as much intothe speech of theachers as into the speech of testify women, had origin on repetition by one historical speech from feminine condition, from where breaked this study, confirmed: theachers and testify women turned determined for a historical female speech, according whom is appropriated abnegation and submission. Beyond of that initial hypothesis, the analysis, permited the evidence from devices of subjectivity about what Foucault speaks.If thei present themselves, reinforced the efficiency of the confessional device postulate for Foucault, revealling the truth of oneself won't be meeting only on the women, but on the spotof confession performed among the women and their listeners. The truth flows at the moment when they present temselves talking about themselves, by the reason of the truth not beonly on linguistics materiality of the enunciation from the womwn teachers and testify women, but red-handed discourse: the truth escape at the moment of enunciation. If,on the one hand, they are constituted like docileis bodies historically determined to assure the working of the scholastic and familiar institutionswhere they are inserted, on the other hand, they know themselves a little bit more.
Keywords: Análise do discurso
Mulher
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1313
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
SIMONNE PEREIRA DA SILVA RIBEIRO.pdf670.53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons