Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1314
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática da leitura da propaganda impressa na formação continuada do professor de língua portuguesa
Authors: Caldas, Alba Helena Fernandes
Abstract: Resumo: As propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Proposta Curricular de Língua Portuguesa para a Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (MINAS GERAIS, 2005) introduzem maior flexibilidade e autonomia nas escolas, incitando, assim, alterações significativas no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. À escola cabe uma revisão substancial das práticas de ensino que tomam a língua como algo sem vida. Percebe-se que os professores, em sua maioria, sentem-se inseguros em relação ao "novo", desconhecem a fundamentação teórica, ferramenta necessária ao trabalho com a língua. E não há como o Professor de Língua Portuguesa ficar à margem dessa evolução, sendo o mediador de inúmeras possibilidades de enriquecimento e conquistas de linguagens de seus alunos. A reflexão sobre esses problemas de ensino possibilitou delinear essa pesquisa que objetivou desenvolver um ciclo de estudos com quatro professores, habilitados em Língua Portuguesa, da rede pública, de Minas Gerais, atuantes em turmas do Ensino Fundamental, sobre desenvolvimento de habilidades de leituras do gênero discursivo: Propaganda Impressa, de acordo com as propostas atuais da Lingüística Aplicada, que também são preconizadas pelos PCN (BRASIL, 1998) e pelo CBC (MINAS GERAIS, 2005). A pesquisadora fez parte do grupo de professores, como investigadora e participante. Esta é, portanto, uma pesquisa-ação. Fez-se opção de trabalhar com a leitura da propaganda impressa a partir do conceito de gêneros discursivos. A escolha de leituras de propagandas impressas se justifica pela própria recomendação dos PCN (1998), pela facilidade ao acesso das mesmas, pela natureza da materialidade: vivas, atrativas e presente na vida dos alunos-leitores. Este estudo possibilitou aos docentes a reflexão sobre a própria prática pedagógica e a aquisição de novos conceitos aplicáveis a uma prática educativa inovadora e eficaz, evidenciando a necessidade do trabalho com projetos de leitura baseados em gêneros discursivos. A formação continuada do professor é apontada como necessária para uma prática educativa inovadora.
Abstract: The propôs als of the "National Curricular Parameters" (Parâmetros Curiculares Nacionais) (BRASIL, 1998) and the "Curricular Proposal of the Portuguese Language" (Proposta Curricular de Língua Portuguesa) to the "Elementary Education of the General Office of the Education State of Minas Gerais" (Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) (MINAS GERAIS, 2005) introduce more flexibility and autonomy in the schools, inciting significant changes in the process of the teaching-learning of the mother tongue. It is expected from the schools a substantial revision of the teaching practices that have been dealing with the language as something lifeless. Most of the teachers feel unconfortable when facing a new strategy because they do not know the theoretical basis which is an essential tool to the language work. Nowadays, the teacher of the Portuguese Language can not remain alongside this movement for the teacher is the mediator of several possibilities of enrichment and achievement in the language of his students. The reflection about these teaching problems made it possible to outline this research which aimed to advance a cycle of studies about development of reading abilities in discourse genre with four teachers qualified in the Portuguese Language from elementary education from public school of Minas Gerais. The research focused on: the Printed Advertisement, according to the modern propos als of the Applied Linguistics that are also extolled by the PCNs (BRASIL, 1998) and by the CBC (MINAS GERAIS, 2005). The researcher joined the group of the teachers as investigator and participant of the work. Therefore, this is an action-research. It was chosen the option to work with the reading of the printed discourse genre as a setpoint, since this choice is justified by recommendation of the PCNs (1998) itself. The printed advertisements are easy to be found and they are familiar as well: they are alive, attractive and real in the life of the reading students. This study gave the teachers the opportunity to reflect about the educational practice, making it evident and also proving the need of the work with reading projects based on discourse genre. The continous training for the teacher is seen as a necessary work for a chieving modern and new educational practice
Keywords: Gênero discursivo
Leitura
Propaganda impressa
Formação continuada
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1314
Issue Date: 2007
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
es Caldas.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons