Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Sales, Adriane de Castro Menezes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T16:25:46Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T16:25:46Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.citation.volume | 0 | pt_BR |
dc.citation.issue | 45 | pt_BR |
dc.citation.spage | 167 | - |
dc.citation.epage | 184 | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0104-40602012000300012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-0411 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1679 | - |
dc.description.abstract | This paper proposes an analytical model to the teacher education process. The theoretical framework supporting our analysis is based on an analytical model, composed by conceptual, psychological, and professional elements, which guides the education design. This model was applied to two study cases. In the first one, 189 teachers from Sao Paulo State evaluated a continuing education program. In the second study, an education undergraduate course was evaluated by 964 students. Results showed that: 1) for the first case, the education program was mainly related to the professional axis of the model; 2) for the second case, the undergraduate course was related to both axes, professional and conceptual. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três polos - o conhecimento, a situação e o sujeito -, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao polo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos polos socioprofissional e epistêmico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-12T16:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012 | en |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educar em Revista | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 | * |
dc.source | Scielo | pt_BR |
dc.subject.other | teachers' formation | en |
dc.subject.other | education model | en |
dc.subject.other | teaching profession | en |
dc.subject.other | formação de professores | pt_BR |
dc.subject.other | modelo de formação | pt_BR |
dc.subject.other | profissão docente | pt_BR |
dc.title | Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações | en |
dc.title.alternative | Analysis of teachers' formation model with applications | - |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.affiliation | [Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira] Universidade de Taubaté, Brazil | - |
dc.subject.researcharea | Education & Educational Research | en |
dc.subject.scieloarea | Education & Educational Research | en |
dc.identifier.scielo | SCIELO:S0104-40602012000300012 | - |
Appears in Collections: | Artigos de Periódicos |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
SCIELO S0104-40602012000300012.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License