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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Optimization of Pultrusion Process Parameters via Design of Experiments and Response Surface
Other Titles: Otimização dos parâmetros do processo de pultrusão por meio do projeto de experimentos e superfície de resposta
Authors: Neto, Antonio Faria
Costa, Antonio Fernando Branco
Abstract: Experimental designs were implemented to investigate the effects of mold temperature and pulling speed on the tensile strength of cylindrical cables produced by pultrusion. A two-level factorial design with a central point revealed that the linear model is not applicable for describing the influence of the process parameters on the tensile strength. Additional experiments were performed to investigate the contribution of quadratic terms. A three-level factorial design revealed that only the linear and the quadratic-linear interactions can be discarded from the complete quadratic model. In the investigated range of the parameters, the tensile strength always increases with the mold temperature and decreases with the pulling speed. Thus, cables produced at the highest temperature and the lowest speed are the most resistant. Compared with the mold temperature, the pulling speed has a minor influence on the tensile strength. Based on these findings, during periods of higher demand, the pulling speed can be increased without significant loss in tensile strength. For the cases where the tensile strength is critical, the rise in speed can be compensated by a mild increase in temperature. This way, the gain in quality, translated into cables with better resistance, highly compensates for the additional energy consumption. Copyright (c) 2015 John Wiley & Sons, Ltd.
Projetos experimentais foram implementados para investigar os efeitos da temperatura do molde e da velocidade de tração na resistência à tração de cabos cilíndricos produzidos por pultrusão. Um planejamento fatorial de dois níveis com um ponto central revelou que o modelo linear não é aplicável para descrever a influência dos parâmetros do processo na resistência à tração. Experimentos adicionais foram realizados para investigar a contribuição dos termos quadráticos. Um projeto fatorial de três níveis revelou que apenas as interações linear e quadrático-linear podem ser descartadas do modelo quadrático completo. Na faixa de parâmetros investigada, a resistência à tração sempre aumenta com a temperatura do molde e diminui com a velocidade de tração. Assim, os cabos produzidos na temperatura mais alta e na velocidade mais baixa são os mais resistentes. Em comparação com a temperatura do molde, a velocidade de extração tem uma influência menor na resistência à tração. Com base nessas descobertas, durante os períodos de maior demanda, a velocidade de tração pode ser aumentada sem perda significativa na resistência à tração. Para os casos em que a resistência à tração é crítica, o aumento na velocidade pode ser compensado por um leve aumento na temperatura. Dessa forma, o ganho de qualidade, traduzido em cabos com melhor resistência, compensa fortemente o consumo adicional de energia. Copyright © 2015 John Wiley & Sons, Ltd. o aumento na velocidade pode ser compensado por um leve aumento na temperatura. Dessa forma, o ganho de qualidade, traduzido em cabos com melhor resistência, compensa fortemente o consumo adicional de energia. Copyright © 2015 John Wiley & Sons, Ltd. o aumento na velocidade pode ser compensado por um leve aumento na temperatura. Dessa forma, o ganho de qualidade, traduzido em cabos com melhor resistência, compensa fortemente o consumo adicional de energia. Copyright © 2015 John Wiley & Sons, Ltd.
metadata.dc.language: Inglês
metadata.dc.publisher.country: Estados Unidos
Publisher: Wiley-Blackwell
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
metadata.dc.identifier.doi: 10.1002/qre.1823
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/2533
Issue Date: 2016
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