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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A leitura da primeira página do jornal : uma contribuição à formação do leitor crítico
Authors: Tamura, Aline Bellotto
Abstract: Resumo: O jornal é um meio de comunicação de relevância em nossa sociedade, pois veicula informações atuais, contribuindo para uma determinada visão de mundo do leitor em função do recorte da realidade e das escolhas enunciativas efetuadas. Os documentos oficiais de ensino propõem ao professor de Língua Portuguesa dos ensinos Fundamental e Médio o trabalho com diversos gêneros discursivos, principalmente aqueles que circulam na sociedade. Dentre as várias possibilidades, os gêneros jornalísticos contribuem significativamente para que os alunos atinjam melhor grau de proficiência leitora de gêneros jornalísticos em sala de aula, pois sua formação em Letras, em geral, não contemplou estudos sobre os meios de comunicação. Essas novas demandas do ensino exigem que o professor amplie seus conhecimentos sobre a língua e suas manifestações sociais. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as primeiras páginas de seis jornais de grande circulação no Brasil: Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo, Extra, Agora e O Diário de São Paulo num total de doze primeiras páginas. Especificamente, objetivou-se analisar o recorte da realidade promovido pelos jornais e a importância atribuída aos fatos por meio das manchetes, das fotos, das chamadas, dos textos e da diagramação da primeira página. A análise qualitativa do corpus fundamentou-se na perspectiva bakhtiniana de linguagem e gêneros discursivos, na abordagem sociocognitiva de leitura e em estudos da área de comunicação sobre jornalismo impresso. Os resultados dessa análise evidenciam que o mesmo fato é tratado pelos jornais impresso. Os resultados dessa análise evidenciam que o mesmo fato é tratado pelos jornais por perspectivas diferentes; que a importância dada aos fatos varia de acordo com a linha editorial de cada jornal; que a narrativa dos fatos apresentada na primeira página, a perspectiva das escolhas lingüísticas, e a diagramação da primeira página, a perspectiva das escolhas lingüísticas, e a diagramação da primeira página obedecem a critérios obedecidos em função do público-alvo do jornal; que cada jornal, a partir do mesmo fato, estabelece um diálogo com discurso s atuais de modo diferente. Conclui-se que análises dessa natureza contribuem para ampliar os conhecimentos teóricos sobre a leitura do jornal e são subsídios importantes para o professor de língua portuguesa conhecer melhor a prática jornalística e trabalhar com leitura crítica do jornal em sala de aula.
Abstract: The newspaper is an important communication medium in our society, once it brings updated information, providing to the reader a certain world view from a standpoint of a reality based on fragments, as well as the indicative choices presented by the newspaper. The official educational documents propose to the Portuguese language teacher of primary and secondary education to work with several discourse genres, mainly those ones which are more used in society. Among different possibilities of discourse genres, the journalistic genres contribute significantly to allow students to achieve better reading proficiency and criticism. Although teachers still lack theoretical subsidies for reading activities related to journalistic genres in classroom, due to their graduation in Languages usually does not comprise studies of communication means. These new education demands require knowledge improvements from teachers related to their language skills and its social expressions. This research aimed to analyze the front page of six of the most read newspapers inBrazil: Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo, Extra, Agora and O Diário de São Paulo, totalizing twelve front pages. Actually, it was intended to analyze the reality shown by a newspaper cutting and the importance attributed to the facts told through the headlines, photographs, texts and the front page layout. The corpus qualitative analysis was based on the Bakhtinian language and discourse genres perspective, on the social-cognitive reading approach and on communication area studies concerning to printed journalism. The results of this analysis show that each newspaper deals with the same subject by different perspectives; and the focus of a specific subject varies according to the newspaper's editorial line; the narrative, linguistic perspective choices and the layout presented inthe first page follow an established criteria according to the newspaper's target audience; to which each newspaper establishes different dialogues with current discourses for the same subject. Therefore these kind of analysis contribute to improve the theoretical knowledge concerning to newspaper reading and are important subsidies for Portuguese Language Teachers to better understand the journalistic practices, as well as to encourage working with the criticalreading inside the classroom.
Keywords: Texto jornalístico
Jornalismo impresso
Gênero discursivo
Leitor
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3320
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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