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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Escrita de relatórios de estágio em psicologia clínica : a insurgência do (o)utro no cuidado do outro
Authors: Filgueira, Mariana Pavan de Moraes
Abstract: Resumo: Com base na solicitação feita para que as minhas estagiárias-supervisionandas escrevessem relatórios de prática de atendimento psicológico, observei que elas resistiam à escrita desse relatório, embora essa prática seja uma tarefa cotidiana do fazer do psicólogo. A partir desse problema apresentado pelas estagiárias-supervisionandas, percebi que o futuro psicólogo tem dificuldade em se expressar e resiste à tarefa de escrever relatórios de atendimento psicológico. Partindo do pressuposto lacaniano de que o inconsciente se estrutura como uma linguagem, a hipótese para essa dificuldade em escrever relatórios de atendimento é que essas estagiárias-supervisionandas temem a ocorrência da transferência e, uma vez que, por meio da escrita, se pode ter acesso a um saber sobre si que elas não sabem. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivos, entender qual é a economia da redação de relatos de estágio na subjetivação dessas estágiárias-supervisionandas, rastrear na materialidade lingüística dos relatórios de atendimento escritos por essas alunas a existência ou não de indícios de que temem a ocorrência da transferência e, por fim, contribuir para a formação do psicólogo por meio da escrita. Para que estes objetivos sejam alcançados, são analisados relatórios de atendimento psicológico escritos por essas estagiárias-supervisionandas que participaram do Estágio Extracurricular oferecido pela Clínica-escola de Psicologia da Universidade de Taubaté no de 2008. Esses relatórios são analisados levando-se em consideração o referencial teórico da Análise de Discurso de linha francesa em sua terceira fase que faz afluência ás formações do inconsciente. Foi possível concluir nas análises desses relatórios que não é possível separar a subjetivação da estagiária como psicóloga da subjetivação desta como analisanda e que, embora o curso de Psicologia procure ter uma formação homogênea, é possível concluir e descobrir que, por meio da escrita, a singularidade de cada estagiária-supervionanda aparece.
Abstract: Based on the request made to my supervisor-interns for them to write reports on the practice of psychology clinic, I noticed that they were reluctant to write such reports, although such practice is an everyday task of psychologist's duties. Though this problem showed by the supervisor-interns, I notice that a future psychology has difficulty to express him or herlsef and is reluctant to the task of psychology clinic report writing. From the lacanian presupposition that our unconsciousness is structured as a language, the hypothesis for this difficulty to write clinic reports is that those supervisor-interns fear transference and, once, through writing, one can access knowledge about him/herself that they are not aware of. This way, this research aims to: understand the economy of a trainee's repost writing in those supervisor-interns' subjectivity, track the existence or nonexistence of signs of fear of transference in the linguistics materiality of clinic reports written by those students and, finally, contribute to the psychologist's formation through writing. To achieve such goals, it will be carried out an analysis of clinic psychology reports written by those supervisor-interns who took part in the Extracurricular Training Program offered by Clínica-escola de Psicologia da Universidade de Taubaté in the year of 2008. Those reports are analyzed considering the theoretical reference of the French mainstream Discourse Analysis in its third phase which makes references to unconsciousness formation. It was possible to conclude in the analyses of those reports that it is not possible to detach the trainee's subjectivity as a psychologist from the subjectivity of that as an analyzer and that, although the Psychology course focuses on a homogeneous formation, the singularity of each supervisor-trainee shows itself.
Keywords: Análise do discurso
Relatório de estágio
Universidade de Taubaté
Transferência
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3328
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

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