Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3329
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Escrita e marginalidade : o (des)velamento do discurso de alunos do nível de ensino médio
Other Titles: The (un)veiling of the speech of students at high school.
Authors: Alves, Luzia
Abstract: Resumo: O discurso desabonador subjacente às condições mediatas de produção permite refletir se a violência e a indisciplina podem se constituir como marca desta geração escolar, que parece demonstrar falta de perspectiva, o que leva a se pensar numa transformação do laço social, fruto da ordem do discurso e do momento sócio histórico e ideológico. Reflexões decorrentes dessas inquietações, enunciadas por professores, desencadearam esta pesquisa, cujo objetivo é analisar as representações que alunos de nível de Ensino Médio fazem sobre pobreza, marginalidade, sobre seus colegas e sobre si.A hipótese desse estudo é que os alunos detêm uma representação que difere da representação dos professores. Inserido nesse momento sócio histórico, este estudo se dedica à análise de discurso de alunos de nível de Ensino Médio, de uma escola de rede pública da periferia da cidade de São José dos Campos, no que diz respeito à marginalização. O corpus de pesquisa se constitui de textos dissertativos produzidos por alunos da 2ª série do Ensino Médio sobre o que pensam da pobreza e marginalidade. Teórica e metodologicamente, a pesquisa está ancorada na Análise de Discurso de linha francesa, adotando como principais autores Pêcheux (1975), Authier-Revuz (2004), Orlandi (1999), conceitos da Psicanálise, em Lacan (1966/1996), Lesourd (2004), Miller (1997) e conceito da filosofia de Foucault (1969/1995a) e Agamben (2002), e da sociologia de Becker (1963/2008). Resultados revelaram um discurso heterogêneo, afetado, por um lado, pela memória discursiva, segundo a qual se associa pobreza à marginalidade, (con)fundindo exclusão social com criminalidade, especificamente com envolvimento e uso de entorpecentes e; por outro lado, quando se refere a colegas/amigos, o discurso dos alunos produz um efeito de sentido de marginalidade, que não é o da transgressão. O discurso apresenta, ainda, marcas discursivas condizentes ao que se podem caracterizar como constitutivas de sujeitos do desejo, marcas do Nome-do-Pai.
Abstract: The speech derogatory underlying conditions mediate production to reflect the violence and indiscipline can be constituted as a mark of this school generation, which suggests a lack of perspective, which leads us to think of a transformation of the social bond, the result of the order of discourse and moment of historical and ideological partner. Reflections from these concerns, described by teachers, launched this research, aiming to examine the representations that students at the school do about poverty, marginalization on his colleagues and of themselves. The hypothesis of this study is that students have a representation that differs from the representation of teachers. Uploaded social history at that time, this study focuses on discourse analysis of students at high school, a public school in the outskirts of São José dos Campos, in relation to marginalization. The body of research is composed of argumentative text produced by students from 2nd grade of high school about what they think of poverty and marginalization. Theoretically and methodologically, the research is anchored in Discourse Analysis of the French line, having as main authors Pêcheux (1975), Authier-Revuz (2004), Orlandi (1999), concepts of psychoanalysis, Lacan's (1966/1996), Lesourd (2004), Miller (1997) and concept of the philosophy of Foucault (1969/1995a) and Agamben (2002), and the sociology of Becker (1963/2008). Results of corpus analysis revealed a heterogeneous discourse, affected on the one hand, the discoursive memory, that poverty is associated which marginality, (with) merging social exclusion with crime, specifically with the involvement and use drugs and on the other hand when referring to colleagues/friends, the students' discourse produces an effect of sense of marginality, which is not the transgression. The speech also presents discoursive marks consistent to what can be characterized as constituting the subject of desire, marks the Name of the Father.
Keywords: Análise do discurso
Escrita
Pobreza
Marginalidade
Ensino médio
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3329
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
LUZIA ALVES.pdf749.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.