Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3330
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gêneros discursivos emergentes : o fórum na educação a distância
Other Titles: Emerging discursive genders: the forum on distance education
Authors: Scavazza, Carolina
Abstract: Resumo: Esta dissertação, desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos de Bakhtin, tem como objetivo mais geral caracterizar um dos gêneros que configuram o novo espaço de educação virtual, o fórum educacional. Especificamente, este trabalho objetiva determinar o modo de estruturação, as marcas de estilo e a natureza temática do fórum educacional, assimcomo suas condições de produção, além identificar os mecanismos que regem seu funcionamento no ambiente da educação virtual. Sem constituir um gênero genuinamente novo, o fórum educacional é um gênero secundário transmutado de outro gênero também secundário - a discussão ou o debate em sala de aula. O corpus da pesquisa consistiu de cinco fóruns desenvolvidos nos cursos de graduação a distância do Centro Universitário Clarentino, do qual participa como tutora a autora deste trabalho. Verificou-se que os fóruns educacionais - essencialmente escritos - são ferramentas assíncronas, estruturadas em turnos ou intervenções de diversas ordens, cuja finalidade é a construção colaborativa do conhecimento por parte dos participantes. Verificou-se ainda que os termas dizíveis nesse gênero, restritos à área acadêmica, versam sobre tópicos das diversas disciplinas dos cursos de EaD. Como característica de estilo, o gênero é marcado simultaneamente por traços de oralidade e de escrita formal e coloca em interação interlocutores que assumem papéis assimétricos, quando se considera a relação tutor-aluno; quando a relação se dá entre os participantes/alunos, os papéis são simétricos. A identificação das características do fórum educacional pode levar a uma reflexão sobre o modo como essa ferramenta está sendo utilizada, o que pode gerar ações estratégias de otimização dessa prática.
Abstract: This thesis, written based on Bakhtin's theoretical assumptions, aims a characterization of one typical resource currently used on the new virtual educational environment, the educational forum. Specifically, this research aimsto determine how to create the structure, the typical style and the thematic of the educational forum as well as the routine to build them. Besides that, this research has the purpose of identifying the rules related to the educational forum operation in the environment of virtual education. Not talking about something new, the educational forum is a sub genre transmuted from another also secondary genre - the discussion or debate in classroom. The corpus of the research consisted of five forums developed in the Claretiano University Centre distance courses, which acts as a tutor the author of this thesis. It was verified that the educational forums - essentially written - are asynchronous tools, structured in several kinds of shifts or interventions, whose purpose is the collaborative construction of knowledge by the participants. It was also verifiedthat the related themes in this genre, restricted to academic purpose, deal with topics from several disciplines of the courses of distance learning. As a characteristic style, the genre is marked by traces of both oral and written formal poses and interacting partners that play asymmetric roles. The identification of the characteristics of educational forum can lead to a reflection about how this tool is being used, what actions can generate strategies for optimization of this practice.
Keywords: Gênero discursivo
Educação a distância - EAD
Fórum educacional
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3330
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
CAROLINA SCAVAZZA.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.