Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3331
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Leitura de propaganda impressa : uma contribuição para o ensino de língua portuguesa
Authors: Carvalho, Valéria Aparecida de
Abstract: Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) reforçaram a tendência do Ensino de Língua Portuguesa contextualizado e baseado em gêneros discursivos diversos, circulantes na sociedade. Durante anos, como professora de Língua Portuguesa, observei que, no trabalho com leitura de propaganda impressa, os alunos apresentam muita dificuldade na percepção de efeitos de sentido que a linguagem da propaganda pode criar e na avaliação dos apelos utilizados nesse gênero discursivo. Além disso, a falta de material elaborado para a leitura de propaganda e que procure atender às necessidades dos alunos dificulta o trabalho do professor. As práticas de leitura para a formação de um leitor mais proficiente de propaganda impressa propostas nesta pesquisa justificam-se pelas dificuldades citadas e pela exposição diária dos alunos a um sem-fim de textos publicitários, numa sociedade capitalista como a nossa. O objetivo desta pesquisa é, a partir de um corpus de seis propagandas impressas propor atividades de leitura baseadas em pressupostos teóricos atuais e que possam servir de parâmetro para o trabalho pedagógico de leitura de propaganda em sala de aula, visando com isso contribuir para a formação de leitores mais proficientes desse gênero e com visão mais crítica da publicidade. As bases teóricas dessa pesquisa são a partir os conceitos bakhtinianos de linguagem e gêneros discursivos; pressupostos teóricos da área de Comunicação Social sobre propaganda; e pressupostos teóricos da abordagem sociocognitiva de leitura. A metodologia de análise do corpus basear-se-á na análise qualitativa das propagandas por meio de categorias estabelecidas a partir da fundamentação teórica. O resultado é uma sequência didática com sugestões de procedimentos de leitura de propaganda impressa.
Abstract: The Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) reinforced the trend of contextualized teaching of Portuguese based on discursive genres in circulation in society. Having worked as a teacher for years, I have observed, when working with printed propaganda, that students have difficulties in the perception of the effects of meaning that the language of propaganda can create and in the evaluation of the appeals used in this discursive genre. Besides, the lack of materials to work this genre aiming at catering for students' needs hinders the teacher's work. The reading practices for the formation of proficient readers of printed propaganda proposed in this research are justified by the difficulties mentioned above and by the fact that students are daily exposed to a great number of publicity texts in our capitalist society. The aim of this research is, by using a corpus of six printed propagandas, propose activities founded on modern theoretical references that can be used as a parameter for the pedagogical work with propaganda reading in class, aiming at contributing to the formation of a more proficient reader of this genre, with a critical view towards publicity. The theoretical bases for this research are the bakthinian concepts of language and discursive genre, the sociocognitive conception of reading and Social Communications theoretical tenets. The methodology used is based on corpus analysis and is grounded on the qualitative analysis of propaganda by categories established from the theoretical foundation. The result is a didactic sequence with suggestions of reading procedures for this genre.
Keywords: Língua portuguesa
Leitura
Propaganda impressa
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3331
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
VALERIA APARECIDA DE CARVALHO.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.