Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3341
metadata.dc.type: Dissertação
Title: (Re)sentimento e angústia : fios na tecitura das representações docentes acerca da formação continuada
Authors: Santos-Silva, Esmeralda de Fátima, 1967-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo a identificação e a análise das representações sociais de professores alfabetizadores acerca da formação continuada no entremeio da cognição e da afetividade, procurando verificar a relevância desta última na constituição da subjetividade do sujeito-professor. Assim sendo, este estudo contempla a natureza social dos processos psíquicos no intercâmbio razão/emoção. Partindo de autores que, ao longo da história, defenderam a indissociabilidade razão/emoção, chegamos ao conceito de significado, segundo análises de Vigotski sobre a linguagem, como "um ato de pensamento" no qual se unem o intercâmbio social e o pensamento generalizante. O autor distingue dois componentes no significado da palavra: o significado propriamente dito e o sentido. Este último refere-se ao significado da palavra: o significado propriamente dito e o sentido. Este último refere-se ao significado da palavra para cada indivíduo, o qual é composto por relações que dizem respeito não só ao contexto de uso, mas também às vivências afetivas do sujeito. Tal concepção nos permitiu conjeturar que ressentimento e angústia estão presentes no discurso docente acerca da formação continuada, adquiridos pelas/nas amarras das representações culturais, e que afloram a partir da palavra "capacitação". Os dados foram obtidos por meio de um questionário respondido por professores alfabetizadores de uma determinada rede de ensino da cidade de Taubaté e analisados pelos dispositivos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A técnica frequencial, utilizada nas respostas fechadas, permitiu a caracterização do perfil do sujeito pesquisado, e a técnica de categorias temáticas, utilizadas nas respostas abertas, orientou as análises das representações docentes acerca da própria formação. As regularidades temáticas que emergiram no discurso docente nos permitiram associar os conceitos de ressentimento e angústia. A busca por um respaldo científico acerca desses afetos levou-nos aos conceitos, da Psicanálise. Esta pesquisa, portanto, ancora-se em alguns aportes teóricos, que, embora aparentemente antagônicos, associaram-se a partir da análise dos corpora. A análise dos enunciados além de comprovar nossa hipótese inicial de que o ressentimento e a angústia são deflagrados no discurso docente pelas representações adquiridas no/pelo contexto histórico e ideológico, permite-nos elucidar que estão são afetos intercambiáveis na defesa narcísica do eu: o sujeito-professor (res)sentido, recusa-se ao trabalho de luto pelo objeto perdido (valorização) - processo necessário para que o eu retome a posição de sujeito de desejo. Então, a angústia, instalada com a perda do objeto, não consegue recorrer à fantasia para, novamente, corporalizar o objeto causa do desejo. O sujeito ideal do eu subjaz naquele que tem poder/saber de construir e transformar. O que se faz necessário, portanto, é centrar a formação continuada na figura do próprio professor, suas necessidades, realidades e afetividades. Talvez assim, entendendo o docente como sujeito de sua prática, dando-lhe "voz" e "vez" para que ele mostre seus anseios e culpas, consigamos restituí-los efetivamente na ordem de sujeito do desejo.
Abstract: This research had as main objective the identification and analysis of the social relations of literacy teachers with the follow-up studies about cognition and affectivity, trying to verify the relevance of the latter in the constitution of the subject-teacher's subjectivity. Therefore, this study is based on the historical-cultural approach, prioritizing the social nature of psychic processes in the exchange reason/emotion. From authors who along history have defended the indissiability reason/emotion, we reached the concept of significance, according to Vygotsky's analysis on the language, as "the act of thinking", which connects the social exchange and the generalized thinking. The author distinguishes two components of the meaning of the word : the meaning itself and the sense. This last one refers to the meaning of it to each individual, which is composed of relationships that are not related to the context of use only but also to and also to the affective experiences of the subject. Such conception allowed us to surmise that resentment and anguish are present in the teachers discourse about follow-up studies and that they were acquired by chains related to cultural representations that come from the word "training". The data were obtained through a questionnaire answered by some literacy teachers of an education network of the city of Taubaté and were analyzed in accordance with the Content Analysis Method by Lawrence Bardin. The frequency technique, used in closed answers, permitted the characterization of the researched subject, and the thematic categories technique, used in open-ended answers, guided the analyses of the teachers representations about their own education. The regularity of themes which emerged from the teachers discourse enable us to associate the concepts of both resentment and anguish. The search for scientific basics about these feelings led us to Psychoanalytical concepts. Therefore, this research is based on theoretical framework which even though, apparently, antagonistical, were associated in the analysis of corpora.The discourse analysis, besides proving our initial hypothesis that the resentment and the anguish are set in the teachers discourse by representations acquired in/through the historical and ideological context, allowed us to figure out that they are interchangeable endearments in a narcissistic defense: the resentful subject-teacher refuses to mourn the lost object (recognition) - which is a required process for the "I" to take back the position as the subject that desires. Thus, the anguish installed with the loss of the object can't resort to fantasy to get the object of desire back. The subject who is resentful and anguish stays then stuck to the idealization of the "I". So, he does not realized that this fact makes someone, who has the power/knowledge to build and transform, be left bahind. What is needed, therefore, is to focus the follow-up studies on the teacher's own figure, his needs, realities and affectivities. Perhaps, uderstanding the teacher as the subject of his own practice and giving him opportunity to show his aspirations and faults, we will be able to effectively put him back in the position of the subject that desires.
Keywords: Formação continuada
Cognição
Afetividade
Angústia
Ressentimento
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3341
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Esmeralda de Fatima Santos Silva.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.