Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3353
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Gerenciamento de projetos na educação pública : uma visão de gestores e professores da rede estadual de Pindamonhangaba
Other Titles: Project management in the public education: the perceptions of educational managers and teachers in the public education of Pindamonhangaba city
Authors: Abrão, Fabiana dos Santos
Abstract: Resumo: Esta monografia teve como objetivo principal identificar as percepções de gestores educacionais e professores acerca do gerenciamento de projetos e seu conhecimento sobre o uso de ferramentas de gestão de projetos na educação pública do Estado de São Paulo na cidade de Pindamonhangaba. Anualmente são implantados diversos projetos na educação do Estado de São Paulo a fim de aprimorar a qualidade na educação, porém, muitos destes projetos são dificultados devido a diversos fatores de gerenciamento, e também por carência de conhecimento específico em gerenciamento de projetos por parte dos gestores educacionais ou professores. O gerenciamento de projetos é uma área que está em ascensão no Brasil e no mundo, inclusive na gestão pública. Através dos conhecimentos desta área é possível planejar, implantar e controlar de forma mais adequada projetos em qualquer setor, possibilitando um melhor gerenciamento de aspectos imprescindíveis de um projeto e garantindo maior chance de sucesso do mesmo. Neste trabalho foram analisadas percepções de professores e gestores da rede estadual de ensino público da cidade de Pindamonhangaba em gerenciar projetos na educação aplicando questionário que foi analisado quantitativamente e qualitativamente, os resultados apontam que a maior dificuldade em gerenciar projetos educacionais por parte dos gestores educacionais e professores do estado, é por falta de recursos e mau gerenciamento da comunicação. Conclui-se que é necessário ampliar os recursos e melhorar a comunicação entre os gestores e professores. Propuseram-se ferramentas do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) para gerenciamento dos projetos educacionais nas escolas, o qual pode auxiliar no gerenciamento tanto dos recursos e da comunicação, como também de outros aspectos a serem melhorados, conforme relatado na pesquisa aplicada.
Abstract: This monograph aimed to identify the perceptions of educational managers and teachers about project management and their knowledge about the use of project management tools. Annually several projects are implemented in the education of the State of São Paulo in order to improve the quality of education, however, many of these projects are hampered due to several management factors, as well as a lack of specific knowledge in project management by the managers or teachers. Project management is a growing area in Brazil and in the world, including public management. Through the knowledge of this area it is possible to plan, implement and control projects in any sector in a more appropriate way, allowing better management of essential aspects of a project and guaranteeing a greater chance of success. Through this work an analysis of the perceptions of teachers and managers of the state public education network of the city of Pindamonhangaba was carried out in managing projects in education applying a questionnaire that was analyzed quantitatively and qualitatively, the results indicate that the greatest difficulty in managing educational projects by the educational managers and teachers of the state, is due to lack of resources and poor management of communication. Therefore it was possible to conclude that it is necessary to increase resources and improve communication between managers and teachers. PMBOK tools have been proposed for managing educational projects in schools, which can assist in the management of resources and communication, as well as other aspects to be improved, as reported in the applied research.
Keywords: Gerenciamento de projetos
PMBOK®
Educação pública
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Taubaté
metadata.dc.publisher.initials: UNITAU
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Pesquisa e Pós-graduação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3353
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Gerência de Projetos - MBA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fabiana dos Santos Abrao.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons