Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3385
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
Authors: Ponzoni, Rosana Mansur
Abstract: Resumo: O tema desta pesquisa é a formação de professores de língua inglesa. A procura por estudos mais significativos sobre o tema partiu de um novo desafio: lecionar em um curso de Letras e formar professores de línguas. O objetivo geral deste estudo é refletir criticamente sobre como realizo meu trabalho de formação de futuros professores de Inglês no que se refere às minhas ações pedagógicas que podem ter colaborado para instrumentalizar sua futura prática profissional e para desenvolver a consciência crítica e a cidadania desses alunos. A fundamentação teórica está embasada nos estudos da reflexão crítica de Dewey (1959), Freire (1970), Schön (1987), Smith (1992), Kincheloe (1997), Giroux (1998), entre outros; em pesquisas da área da Linguística Aplicada, baseadasnesses teóricos, desenvolvidas por Romero (1998), Castro (1999), Magalhães (2004), Liberali (2008), entre outras; e em estudos sobre o processo de (trans)formação da competência de ensino do professor de inglês em contextos institucionais brasileiros, desenvolvidos por Magalhães (1998, 1997), Celani (1999) e Castro (1999, 1998). Considero, também, o conceito de cidadania, atrelado a questões éticas peculiares ao contexto sócio-histórico, embasado emBrookfield (1995), Giroux (1998), Clough e Holden (2002), entre outros. O corpus da pesquisa - 10 diários escritos por mim - foi coletado em 2008, no meu local de trabalho, a partir de aulas para um grupo de 37 alunos de um curso de Letras, delimitado com base no conceito de estudo de caso de Wallace (1998), Nunan (1992), Gil (2002), Stake (2000) e Yin (2001). A análise dos dados mostrou que as ações pedagógicas, desenvolvidas num contexto sociointeracionista de ensino-aprendizagem concomitantemente a reflexões sobre por que e como ensinar determinados conteúdos de língua inglesa, colabora para instrumentalizar a futura prática profissional dos alunos. A contribuição para o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania dos alunos ocorreu por meio da discussão de questões sociais e políticas que envolvem a sala de aula e a sociedade como um todo. Os alunos tiveram a oportunidade de argumentar, comparar e avaliar seus posicionamentos em relação aos dos demais participantes do contexto. A reflexão-crítica pela qual passei durante o desenvolvimento desta pesquisa permitiu a avaliação de meus pontos fortes e fracos como professora, a reconstrução de minha prática e a conscientização sobre a necessidade contínua da reflexão na prática pedagógica.
Abstract: The theme of this research is the formation of English language teachers. The search for more significant studies about this theme started as a new challenge: lessoning at a private university language course and to prepare future English teachers. The general objective of this study is to reflect critically how I develop my work forming future English teachers in relation to my pedagogical actions that might have corroborated to provide pedagogical skills for their future professional practice and to develop a critical awareness and citizenship in these students. The theoretical framework of this study is based on the principle of critical reflection presented by Dewey (1959), Schön (1987), Smith (1992), Freire (1970), Giroux (1998), among others; in Applied Linguistics research area, based on these theorists, developed by Romero (1998), Castro (1999), Magalhães (2004), Liberali (2008), among others, and in studies relating to the process in (trans)formation of the English teacher ?s competence in Brazilian educational institutions, which have been researched by Celani (1999); Castro (1999, 1998); Magalhães (1998, 1997). It is considered, as well, the concept of citizenship, harnessed to specific ethical issues in social historical context according to Brookfield (1995); Giroux (1998); Clough & Holden (2002); among others. The corpus of this research consists of 10 diaries written by me, which were collected in my working environment during 2008. The methodology used was a case study based on Wallace (1998); Nunan (1992); Gil (2002); Stake (2000); and Yin (2001) hence it is a specific, delimitated, group of 37 students from a Language course. The analysis of the data showed that the pedagogical actions, developed in the context of social interactionism of learning training concomitantly to reflections about why and how to teach certain contexts of the English language, corroborated to to provide pedagogical skills for their future professional practice. The contribution to develop a critical awareness and citizenship occurred through social and political discussions which involve the classroom and the society as a whole. The students were able to argue, compare and evaluate their standpoints in relation to the other participants in the context. The critical-reflection I went through during the development of this research allowed me to evaluate my weak and strong points asa teacher, the re(construction) of my praxis, and mainlythe awareness of a continuous reflection in the pedagogical practice.
Keywords: Professores - Formação
Língua inglesa
Reflexão crítica
Cidadania
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3385
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertações - Linguística Aplicada - PPGLA/MLA

Files in This Item:
File SizeFormat 
ROSANA MANSUR PONZONI.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.