Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3445
metadata.dc.type: Monografia (Especialização)
Title: Os impactos culturais de um processo de aquisição sob a ótica dos funcionários : estudo de caso em um grupo financeiro
Other Titles: Impacts cultural the acquisition of a process from the perspective employees: case study hum financial group
Authors: Coelho, Bruna Martins, 1986-
Abstract: Resumo: Aquisição entre empresas tem sido assunto recorrente nas pesquisas devido ao aumento considerável dessa prática nos últimos anos. Por ser considerada uma das formas mais relevantes de mudança organizacional, as estratégias financeiras e de recursos humanos no período pré e pós-aquisição devem ser muito bem formuladas, uma vez que disso depende o sucesso ou insucesso do processo. Diante disso, o presente estudo visa, através de estudo de caso de abordagem qualitativa, identificar em um grupo financeiro, os principais impactos culturais percebidos pelos funcionários da empresa adquirida e empresa adquirente no período pós-aquisição. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a dois grupos de funcionários: consultores e supervisores, sendo a amostra total de 17 pessoas. Os principais resultados revelam que houve, de modo geral, uma resistência inicial ao processo de aquisição, indicando que as estratégias utilizadas no período pré e pós-aquisição poderiam ter sido mais eficientes. Com a presente pesquisa, também foi possível identificar os sentimentos e percepções dos funcionários em relação ao processo de aquisição, o sentimento de unidade entre as empresas estudadas e como os funcionários habituaram-se à essas mudanças. A análise e a discussão de tais resultados permitiram sugerir possíveis soluções, a fim de diminuir as diferenças culturais entre os dois grupos, aumentando as chances de sucesso do processo de aquisição.
Abstract: Acquisitions among companies have been a common issue in research due the considerable increase in this practice in the past years. For being considered one of the most relevant ways of organizational change, the financial strategies and human resources in the pre- and post- acquisition period have to be very well determined, since the success of failure of the process depends on them. Thus, the present study aims, through a case study in a financial group, identify the main cultural impacts felt by the acquired company employees and the acquiring company in the post-acquisition period. The data was collected through questionnaires applied to two groups of employees (consultants and commercial supervisors) in different branches of the group. The main results show that there was, in general, an initial resistance to the acquisition, indicating the strategies used in the pre- and post-acquisition could have been more efficient. With this research, it was also possible to identify the feelings and perceptions of employees regarding the acquisition process, the feeling of unity among the companies studied and how employees have become used to these changes.The analysis and discussion of these results allowed to suggest possible solutions in order to reduce the cultural differences between the two groups, increasing the chances of success of the acquisition process.
Keywords: Aquisição
Fusão
Cultura corporativa
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3445
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Gerência de Recursos Humanos - MBA

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bruna Martins Coelho.pdf626.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.